No limite: estudantes de Odontologia protestam nesta quarta, 20, contra falta de condições do curso

O ato público contará com a adesão de universitários de outros cursos, como o de Medicina. Os manifestantes sairão às 9h do Hospital das Clínicas (Hucam), em Maruípe, e seguirão em direção ao prédio da administração central, no campus de Goiabeiras, onde esperam ser recebidos pelo reitor Reinaldo Centoducatte.

Durante o ato, os estudantes entregarão a Centoducatte uma pauta de reivindicações contendo 11 itens. Na carta aberta à comunidade acadêmica, o movimento aponta falta de estrutura e de acessibilidade nas clínicas odontológicas da Ufes. As queixas incluem a existência de equipamentos em condições ruins, materiais com data de validade vencida, cadeiras odontológicas quebradas e jogadas como entulho e servindo como esconderijo de ratos, baratas e foco da dengue, água dos bebedouros imprópria ao consumo, falta de professores, ausência de um programa de Assistência Estudantil, entre outras. 

Revoltados com o sucateamento dos espaços de prática acadêmica, os universitários chegaram a criar uma página no facebook chamada de “Odonto Realidade” onde denunciam as dificuldades enfrentadas no dia a dia.  “Somos obrigados a comprar materiais de consumo (algodão, sugador, álcool, copo descartável, cotonete, fórceps) e falta  acessibilidade no Centro de Ciências da Saúde (CCS), pois um aluno que seja portador de deficiência física não consegue se locomover nos prédios”, critica um estudante. Na fanpage, o movimento tem postado fotos e textos relatando os principais problemas do curso.  

Fonte: Adufes