Adufes chama categoria para votar. Eleições amanhã – dia 28/11

É importante que todos os sindicalizados compareçam às urnas nesta quinta-feira, 28, para que possam eleger quem os representará daqui pra frente. Duas chapas estão na disputa. Chapa 1 – Realizar, que tem por presidente Fábio Corrêa Dutra e vice-presidente Marluce Miguel de Siqueira. A chapa 2 – Adufes forte pela base, está representada por Edson Pereira Cardoso, como presidente, e por vice-presidente Rafael Silveira Teixeira.

E já está tudo pronto para o pleito. De forma direta, a categoria vai escolher ainda o Conselho de Representantes (CR) da entidade, para a gestão 2013/2015. O CR é a segunda instância deliberativa do sindicato e reúne, dentre os sindicalizados, professores de todos os centros e tem se constituído em um fórum importante de discussão sobre diversos temas ligados à entidade. Confira aqui a relação completa dos candidatos a CR.

A eleição terá início às 8 horas e haverá urnas em 11 centros. É importante que os docentes verifiquem o horário de votação em suas unidades, tendo em vista que em alguns locais o encerramento da votação será às 18 horas, em outros às 21 horas, e ainda, há casos de urnas fechadas no horário de almoço (Centro de Ciências Agrárias – CCA-  e Centro Universitário Norte do Espírito Santo – Ceunes). Nestes dois locais, a votação será de 8h às 12 horas e de 14 às 17horas.

Confira aqui a relação dos locais de urnas por centro e horário. 

Voto em trânsito. O sindicalizado que, porventura, estiver fora da cidade de sua seção eleitoral poderá votar em trânsito. Exemplo, um professor do interior do Estado (em atividade ou aposentado) que esteja em Vitória deve se dirigir ao local de votação mais próximo para garantir sua participação no pleito. Para isso, é necessário que o eleitor esteja devidamente com a documentação comprovando sua filiação à Adufes (contracheque ou carteirinha da Adufes), para que seu nome seja verificado na lista de associados em poder dos mesários.

Outro exemplo: um professor do Centro de Artes (CAr) que vota na seção eleitoral montada no prédio da Secretaria Geral da unidade, no campus de Goiabeiras, em Vitória, se estiver amanhã, no Sul ou no Norte do Estado, poderá votar em trânsito no Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Alegre, ou ainda, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, respectivamente.

Nestes casos, o mesário vai registrar a ocorrência (voto em trânsito) em ata e adotará as devidas providências para assegurar o direito de o professor votar. O voto do sindicalizado deverá ser colocado em um envelope, e em seguida na urna. O mérito será avaliado pela Comissão Eleitoral na hora da apuração. Cabe ressaltar que o sindicalizado cujo local de votação seja no campus de Goiabeiras, em Vitória, terá obrigatoriamente que votar em sua seção eleitoral. Portanto, esse eleitor não poderá votar em Maruípe e vice versa, quaisquer que sejam as urnas.


Aposentados votarão na Adufes.O sindicato montará uma urna em sua sede para atender exclusivamente os aposentados. A mesa de votação ficará instada no térreo, no campus de Goiabeiras/Ufes, em Vitória. Mas, se o professor aposentado não morar em Vitória e estiver próximo ao campus do CCA ou do Ceunes, poderá votar em trânsito em um desses campi e vice-versa.

Os professores dos campi de Alegre e São Mateus contarão com urna em cada unidade. Poderão votar todos os docentes associados que se vincularam à Adufes até o dia de publicação do edital de convocação (12/10/2013) e que estejam em dia com suas obrigações de associado. É vedado o voto por procuração.

A apuração de votos começará no dia seguinte ao pleito (sexta-feira, 29), a partir de 9 horas, na sede do sindicato, para onde serão levadas todas as urnas. 

Comissão Eleitoral garante lisura e segurança.Eleita em assembleia geral pela categoria, a Comissão Eleitoral da Adufes é composta pelos professores Luiz Jorge Vasconcelos Pessoa de Mendonça (Presidente),  Alexandre Jairo e  Cláudio Simões Salim (titulares). A Comissão Eleitoral tem o papel de garantir a democracia, a transparência e a lisura das eleições do Sindicato. Além da comissão, os fiscais das Chapas acompanharão de perto o processo de votação e de apuração dos votos.


Pedido de desculpas. A Comissão Eleitoral da Adufes pede, inclusive,  desculpas a todos aqueles que, porventura, não tenham recebido  informação sobre o pleito. Isso ocorre devido a  problemas no sistema operacional no envio de emails. Um novo sistema já foi contratado pelo sindicato e será implementado com os devidos testes em breve. É importante também que os professores olhem a caixa de Spam e atualizem o cadastro de endereço eletrônio junto à Adufes, evitando assim problemas de recebimento e envio de informações.

Fonte: Adufes