Professora lança livro sobre Políticas Educacionais e Estado Federativo

Como a organização da educação no Brasil se configurou historicamente a partir do federalismo e do municipalismo? As ideias de município e de federação têm relação direta com a de descentralização e de democratização do ensino?  As respostas para esses e outros questionamentos estão no livro “Políticas Educacionais e Estado Federativo – Conceitos e debates sobre a relação entre município, federação e educação no Brasil”, da professora Gilda Cardoso de Araujo.

Gilda Cardoso - convite virtualA obra, publicada pela Editora Appris, será lançada nesta terça-feira, 12, às 19h30, na livraria Saraiva, no Shopping Vitória. No prefácio da obra, o professor Romualdo Portela de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), ressalta a importante contribuição da obra para o debate sobre os desafios da educação brasileira. “O trabalho recupera, a partir de rigorosa pesquisa, a gênese e os desencontros entre o federalismo, o municipalismo, a democracia e suas repercussões na área educacional no Brasil”, diz.

Graduada em História, mestre em Educação pela Ufes e doutora em Educação pela USP, Gilda de Araujo é professora e pesquisadora com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes.  Com algumas coletâneas publicadas, a professora lança agora seu primeiro livro em um momento importante em que se debate o Plano Nacional de Educação (PNE) e as questões desafiadoras relativas à constituição do Sistema Nacional de Educação.

 “O livro busca desnaturalizar as abordagens sobre o processo de municipalização do ensino no Brasil e, com isso, propõe uma inovadora perspectiva para o campo das políticas educacionais”, esclarece a docente. Segundo ela, a obra aponta para a necessidade de situar a descentralização municipalista atual no quadro mais amplo das contradições e complexidade do federalismo brasileiro.

A professora Gilda desenvolve estudos e pesquisas na área de política e gestão educacional com ênfase nos temas: federalismo e políticas educacionais, gestão educacional, direito à educação, municipalização e organização dos sistemas de ensino.  A obra dela,  portanto, promete ser referência para os estudiosos da área.  

Além da livraria Saraiva, o livro também estará disponível no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Ufes e nos endereços eletrônicos www.editoraappris.com.br e http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42147752&sid=7981182521579437979278539

 

Fonte: Adufes