Assembleia Popular pede fim as terceirização da saúde pública

“A nossa luta é todo dia, nossa saúde não é mercadoria!” É desta forma que a Assembleia Popular em Defesa da Saúde Pública denunciou no dia 5/12, na sede do Sindicato dos Bancários, no Centro de Vitória, o desmonte e a precarização do serviço público de saúde no Estado do Espírito Santo. Durante a atividade, a plenária aprovou a realização de um encontro em Colatina, região noroeste do Estado. Além disso, promoverão ações de mobilização e formação na Grande Vitória.

Na abertura do evento, Paula Brasil, integrante do Sindicato dos Enfermeiros e do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, denunciou as condições da do Sistema Único de Saúde no Brasil e no Estado. “As notícias sobre o processo de terceirização da saúde pública, veiculadas na imprensa local este ano e relatadas pelos trabalhadores nos desafiam a entender o que ocorre com os hospitais públicos no país e a encontrar saídas para esses problemas”, disse Paula.

Após a contextualização a plenária fez inúmeros relatos sobre o sucateamento da saúde.   “A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) tem sido apresentada como a única saída para os hospitais. Na verdade, ela é simplesmente uma solução de mercado que abate a autonomia das universidades e constrói uma política em que as intuições públicas de saúde são consideradas igualmente a empresas. Assim, os custos são mais importantes do que a própria Saúde, a Pesquisa, o Ensino e a Extensão”, explicou o representante do Centro Acadêmico de Psicologia da Ufes, José Anézio Fernandes.

Denúncia. De acordo com um funcionário do Hospital Jayme Santos Neves que não quis se identificar, a entidade esta matando os pacientes. “O número de óbitos é fora da média e os profissionais contratados pelo hospital são inexperientes”, relatou.

Deliberações. A Assembleia Popular definiu pela realização de atividades que envolvem mobilização e formação da sociedade capixaba. Entre as ações está um Encontro em Colatina para debater sobre privatização da saúde no município. Outra atividade agendada é um Ato Público que deve ocorrer no dia 07/04, dia Mundial da Saúde.

O a Assembleia também agendou a próxima reunião do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública para o 17/12 (terça-feira), às 18 horas, na Praça de Cobilândia – Vila Velha.

Durante a atividade, o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública reafirmou os princípios da Carta de Criação da entidade, que são de articular no Estado um movimento que congregue sindicatos, movimentos sociais e populares, entidades de categoria e todos os interessados na luta pela saúde pública, gratuita e de qualidade. Além disso, o Fórum se propõe a realizar ações de enfrentamento aos processos de privatização da saúde, já em curso em nosso Estado.

Estiveram presentes na Assembleia Popular em Defesa da Saúde representantes do Sindicatos dos Funcionários Públicos, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Regional de Serviço Social e o Sindicato dos Enfermeiros. Também participaram da Assembleia Popular os Centros Acadêmicos de Nutrição, Serviço Social, Psicologia e trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Adufes