Fórum Capixaba realiza Assembleia Popular em Defesa da Saúde Pública nesta quinta-feira, 05

Que a Saúde capixaba é um caos você já sabe! Mas o que você pode fazer para mudar esta situação? Participe da Assembleia Popular em Defesa da Saúde Pública!

A Assembleia Popular será uma importante ferramenta para mobilização de setores da sociedade capixaba no debate sobre a precarização da saúde pública no Espírito Santo.A atividade irá ocorrer nesta quinta-feira (5), às 18 horas, no Auditório do Sindicato dos Bancários do ES, na Rua Wilson Freitas, nº 93 – Centro de Vitória. A assembleia é aberta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), movimentos sociais e populares, entidades de categoria e todos os interessados na luta pela saúde pública, gratuita e de qualidade.

A política de saúde do estado do Espírito Santo passa por intenso processo de precarização das condições de trabalho e de privatização, com a transferência para organizações sociais, dos hospitais de média e alta complexidade que compõe a rede.

“A experiência de privatizações semelhantes ocorridas em outros Estados, demonstra a perversidade do processo. Além da diminuição no quantitativo de trabalhadores, as metas e atendimentos acordados via contratos de gestão com as Organizações Sociais não foram cumpridos, embora os recursos tenham sido repassados regularmente, explicou a professora do Departamento de Serviço Social da Ufes e representante do NEMPS no Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, Ana Targina Rodrigues Ferraz.

De acordo com a docente, não há dúvidas de que o processo de privatização em curso no Estado tornará ainda mais precários e inacessíveis os serviços de saúde prestados à população capixaba. Ela destaca, porém, que o objetivo da Assembleia Popular em Defesa da Saúde Pública é frear o processo avassalador de repasse de recursos públicos para organizações privadas, exigindo sua imediata suspensão!

O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, destaca a importância da participação na assembléia popular. “Será fundamental que todos se posicionem em defesa de políticas públicas de qualidade e contra o atual processo de privatização. A assembleia será o espaço de construção política e de mobilização em defesa da saúde“, defendeu Rocha.

 

Serviço

Evento: Assembleia Popular em Defesa da Saúde Pública

Data: 05 de novembro, quinta-feira

Horário: 18 horas

Local: Auditório do Sindicato dos Bancários do ES, na rua Wilson Freitas, nº 93 – Centro de Vitória.

Fonte: Adufes