Primeira Assembleia Geral da nova diretoria da Adufes elege delegados

Além de informes nacionais e locais, os professores vão escolher delegados para representar a categoria no Congresso do Andes-SN.

A Adufes convida você, professor aposentado ou da ativa, para Assembleia Geral que tem como pauta a eleição de delegados para o 33º Congresso do Andes-SN, instância máxima de deliberação da categoria. Outro ponto a ser deliberado pelos docentes é a escolha de membros para o Conselho Representantes da Adufes no Centro de Artes (CAr). Entre os principais informes da diretoria recém-empossada estão Plano de Saúde Unimed e a eleição dos docentes para o Conselho Universitário (CUn). A plenária será no dia 28/01 (terça-feira), às 10 horas, na sede da Adufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Durante a assembleia, os associados poderão eleger para participar do Congresso do Andes-SN 9 delegados da base e 1 delegado da diretoria. O evento anual será realizado entre os dias 10 e 15 de fevereiro, em São Luís (MA). A edição deste ano tem como tema central “ANDES-SN na defesa dos direitos dos trabalhadores: organização docente e integração nas lutas sociais”. A atividade está sendo organizado pela Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma).

Para o presidente do sindicato, Edson Cardoso, a participação da Adufes é essencial na elaboração e fortalecimento das diretrizes políticas da entidade. “Continuaremos defendendo o Plano Nacional de Educação (PNE), condições de trabalho, carreira e salário, intensificando e ação mais intensificada do Andes-SN junto à categoria”, defendeu Edson.

Conselheiro para CAr poderá ser indicado nesta assembleia.  Nas eleições para Diretoria e Conselho de Representantes (CR) do sindicato, em novembro, o Centro de Artes (CAr) foi o único centro que não elegeu representantes. Na plenária do dia 28/01 será indicado um titular e suplente para preenchimento de vagas.

O presidente da Adufes explica o papel dos Conselheiros Junto à diretoria. “O CR reúne representações de todos os centros da universidade. Eles são responsáveis por articular as demandas dos docentes em cada local de trabalho”, lembra Edson Cardoso.

Plano de saúde Unimed. Na ocasião, serão repassadas as últimas informações sobre o andamento das negociações com a Unimed. O advogado da Adufes, Jerize Terciano, estará na plenária para esclarecer as dúvidas dos associados sobre o andamento do judicial com a operadora de saúde.  

Assembleia discutirá escolha de representantes docentes para Conselho Universitário

A plenária debaterá a renovação dos representantes do Corpo Docente no Conselho Universitário da Ufes (CUn). As inscrições de chapas irão ocorrer entre os dias 27 a 30 de janeiro.

A eleição do CUn será no dia 17/02 e os professores escolherão, para mandato de dois anos, dois titulares e dois e seus suplentes. Terão direito a concorrer para o processo eleitoral os docentes pertencentes ao quadro permanente da Ufes e em efetivo exercício.

De acordo com o diretor da Adufes, Raphael Goes Furtado, a indicação dos representantes para concorrer às vagas no CUn devem ser discutidas amplamente pela base do sindicato. “A participação docente no Conselho Universitário deve expressar os anseios não só da categoria, como também de toda comunidade acadêmica. E a assembleia é o espaço de articulação onde podemos construir e debater sobre essa representação”, destacou o professor que já foi conselheiro do corpo docente.

Participe!

 

Serviço

Assembleia Geral da Adufes

Data: 28/01 (terça-feira)

Horário: 10 horas

Pauta: Escolha de delegados para o 33º Congresso do Andes-SN e escolha de membros para o Conselho Representantes da Adufes no Centro de Artes. Informes: Plano Saúde Unimed e eleição para escolha de representantes do Corpo Docente para o Conselho Universitário (CUn).

Local: Sede da Adufes, campus de Goiabeiras – Vitória

Fonte: Adufes