Assembleia elege delegados para o 33º Congresso do Andes-SN

A unidade e valorização da categoria deram o tom da primeira assembleia realizada pela nova gestão da Adufes.

Realizada na manhã desta terça-feira (28), na sede do sindicato, em Vitória, a plenária foi transmitida ao vivo pelo canal da Adufes no Youtube, facilitando assim a participação dos professores dos campi de São Mateus e Alegre. “Essa sempre foi uma demanda da categoria do interior do Estado, ou seja, de participar de forma mais efetiva das atividades da Adufes. Mesmo não podendo votar, os professores puderam acompanhar a plenária e se inteirar das discussões que estão em pauta no sindicato”, destacou Edson Cardoso, presidente da Adufes.
Caracterizada por intervenções bem claras e objetivas por parte dos docentes, a assembleia geral tratou de vários assuntos, entre eles a eleição dos delegados que irão representar a Adufes no 33º Congresso do Andes-SN.  Os delegados da base eleitos foram os professores Rafael Vieira Teixeira, Raphael Góes Furtado, Andre Michelato, Alan Kardec de Lima, Bernardete Gomes Mian, José Antônio da Rocha Pinto, Francisco Mauri de Carvalho, Odilea Dessaune e Juliana Melin. Como observadores foram eleitos os docentes Franscisco Cota, José Aguilar e Marison Luiz Soares. Pela diretoria da Adufes, irá participar como delegada a professora Cenira Andrade de Oliveira.
Delegados discutirão Caderno de textos do 33º Congresso. O Congresso do Andes-SN será realizado entre os dias 10 a 15 do próximo mês, na cidade de São Luiz, no Maranhão. Após eleição dos delegados, a assembleia da Adufes encaminhou pela realização de uma reunião, no dia 03 de fevereiro, para debater o caderno de teses do congresso. A atividade ocorrerá às 14 horas, na sede da Adufes.
Conselho de Representantes. A plenária aprovou ainda os nomes dos professores Marison Luiz Soares e Alexandre Salles, respectivamente dos Departamentos de Administração e Economia, como integrantes do Conselho de Representantes do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).
O Centro de Artes (CAr) não indicou seus representantes, portanto, a expectativa é que isso possa ocorrer na próxima assembleia geral da adufes, ainda sem data marcada. “Na terça-feira (04), já teremos aqui na Adufes a primeira reunião com todos os membros do Conselho de Representantes. Será às 16 horas, e caso o titular não tenha condições de comparecer é importante que o suplente esteja presente”, ressaltou a secretária Geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira.
Outro ponto de debate na plenária foi a eleição dos representantes dos docentes no Conselho Universitário (CUn) da Ufes. O processo de inscrição de chapa começou na segunda-feira (27), e se encerra no dia 30 /01.
Grupos de Trabalho (GT’s). Os professores discutiram ainda na assembleia o fortalecimento dos Grupos de Trabalho da Adufes. Ao todo são 11 espaços de debate e formulação do movimento docente que ganharão novo fôlego em 2014. “Estaremos fazendo contato com todos os professores que já estão nesses GT’s para verificar quem vai querer continuar. Além disso, esses espaços estão abertos para novos docentes que queiram compor os grupos”, lembra a secretária geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira.
De acordo com Cenira é por meio dos GT’s que são realizadas atividades e ações que visam a subsidiar a ação da diretoria do sindicato. Qualquer associado pode fazer parte de um GT.
Judicialização Unimed. Outra discussão polêmica foi o Plano de Saúde Unimed. O advogado da Adufes, Jerize Terciano, fez um breve histórico sobre a briga judicial da Adufes com a Unimed. Na síntese, ele ressaltou da ação judicial impetrada pelo sindicato em 2011 visando impedir que a operadora de saúde cancelasse o plano diante da recusa do sindicato em aceitar índices de reajustes considerados exorbitantes.
Ao final da apresentação, o advogado esclareceu que a Justiça determinou em dezembro passado a realização de perícia atuarial visando identificar se há desequilíbrio no contrato. A decisão do TJ, ocorrida em 16 dezembro passado, ainda não foi publicada.
 A diretoria da Adufes lembrou durante a assembleia que o Setor de Comunicação está preparando um informativo especial sobre a Unimed com todas informações atualizadas sobre o andamento do processo e as medidas que estão sendo adotadas pela nova gestão do sindicato.
Veja aqui as fotos da Assembleia da Adufes.
Fonte: Adufes