Amplo debate na Plenária de Conjuntura do 33º Congresso aponta rumo para a luta

Sob o tema Movimento Docente e Conjuntura, os delegados, observadores e convidados do 33º Congresso do ANDES-SN participaram, na noite desta segunda-feira (10), da Plenária que discutiu e analisou os desafios postos à classe trabalhadora para o ano de 2014. A quantidade e a qualidade das contribuições que integram o Caderno e Anexo ao Caderno de Textos do 33º Congresso – 13 no total – demonstrou a mobilização empreendida pelas Seções Sindicais para apresentar suas análises que localizem com precisão as estratégias de atuação a serem seguidas pelo Sindicato Nacional.

A reflexão sobre as lutas internacionais, protagonizadas pelos trabalhadores na Europa, Norte da África, Palestina, América Latina, entre outras, foi considerada fundamental para a compreensão do contexto de lutas em que os brasileiros estão inseridos, e um quadro da crise econômica que se agrava. As falas destacaram ainda a importância das greves ocorridas em 2012, as manifestações intensificadas a partir de junho de 2013 e sua continuidade em 2014, as formas de inserção do movimento docente nos atos em defesa dos direitos sociais e contra a política do governo que favorece cada vez mais o capital.

Os participantes ressaltaram ainda a importância da unidade e da organização da classe trabalhadora para os enfrentamentos de 2014. As intervenções também debateram sobre a possibilidade da construção de uma greve em 2014, e a necessidade de que a questão envolva toda a categoria, para fortalecer a luta em busca de vitórias para o movimento.

33 congresso josevaldo“Esta Plenária foi muito rica e está sustentada na qualidade e na quantidade das teses apresentadas, em um total de 13. Após a apresentação das teses, as 20 intervenções desenvolveram elementos que serão aprofundados nas discussões em relação à Centralidade da Luta e aos outros temas do 33º Congresso”, avalia o coordenador da mesa da Plenária 1, Josevaldo Cunha.

 

Fonte: Andes-SN