Segundo dia de Congresso: Centralidade da Luta e Políticas Sociais são debatidos em grupos mistos

Centralidade da luta e Políticas Sociais foram os temas debatidos nos Grupos Mistos durante o segundo dia do 33º Congresso do ANDES-SN, que acontece no campus da Universidade Federal de São Luiz do Maranhão (UFMA), em São Luiz, até o dia 15 de fevereiro. O evento teve início com algumas horas de atraso devido à manifestação dos moradores do bairro Sá Viana, região de Itaqui-Bacanga, localizada próxima à universidade. 

Neste segundo dia, os observadores e delegados se reuniram em grupos com a finalidade de discutir os Textos de Resolução (TR`s). Entre os temas discutidos está “Centralidade da luta”, que deliberará a pauta a ser defendida pelo movimento docente no ano de 2014. O outro tema trata de “Políticas sociais-política educacional, gerais e direitos e organização dos trabalhadores”, que analisa o papel do ANDES-SN na articulação dos movimentos populares classistas, bem como o foco nas reivindicações coletivas de direitos sociais (saúde, educação, transporte e reivindicações salariais gerais).

Plenária. Os Textos de Resolução analisados pelos grupos mistos serão discutidos e votados em plenária pelos congressistas nesta quarta-feira, 12.

Ribeirinhos podem ser desalojados pela prefeitura de São Luiz. Os manifestantes protestam contra a proposta da Prefeitura de São Luís, que promete retirar cerca de mil famílias das áreas mais baixas da região.
Segundo Alexandre Pereira, os moradores foram ameaçados de despejo, caso não aceitem o acordo com a prefeitura. “Não queremos sair de nossas casas e ter que pagar financiamento de um imóvel. Exigimos respeito e dignidade”. Alexandre ressaltou que a área de Sá Viana será destinada a especulação imobiliária.

Fonte: Adufes