Delegados do 33º Congresso do ANDES-SN aprovam centralidade da luta

Por ampla maioria, os delegados do 33º Congresso do ANDES-SN, realizado em São Luís (MA), aprovaram, na manhã desta quarta-feira (12), o Texto de Resolução (TR) que define a Centralidade da Luta para o Sindicato Nacional no ano de 2014: “Defesa do projeto de educação pública, com verbas exclusivamente para a educação pública, e da desmercantilização da educação, carreira e salário que valorizem os docentes, intensificando a ação do ANDES-SN na categoria, enraizamento da CSP-Conlutas, na construção da unidade classista dos movimentos sindical e popular e da solidariedade aos movimentos nacionais e internacionais dos trabalhadores”.

A Plenária do Tema 2 – Centralidade da Luta – foi marcada por intensas discussões. Após as intervenções iniciais, duas propostas, que resultaram de consolidações e sugestões encaminhadas pelos Grupos Mistos da última terça-feira (11), foram apresentadas à Plenária para deliberação.

“O debate traduziu bem o processo de entender que a centralidade está focada na intensificação mesmo das lutas, mas por uma construção de garantir uma carreira, uma educação pública, gratuita, bancada exclusivamente pelo Estado, e que os 10% do PIB sejam voltados para a educação”, afirmou a diretora do ANDES-SN e presidente da mesa coordenadora da Plenária do Tema 2, Cíntia Xavier, que ainda avaliou: “tivemos uma boa discussão. As questões levantadas pelos diversos grupos foram contempladas na medida em que o espaço para debate foi amplo e uma discussão bastante proveitosa”.

33º Congresso
Até o próximo sábado (15), o Centro Pedagógico Paulo Freire da UFMA sediará a 33ª edição do Congresso do Sindicato Nacional. Ao todo, 441 pessoas participam do evento – 339 delegados e 59 observadores, representantes de 70 Seções Sindicais -, além de oito convidados e 35 diretores. À tarde, os delegados, observadores e convidados participam da Plenária do Tema 3 – Políticas Sociais – Política Educacional, Gerais e Direitos e Organização dos Trabalhadores. Pela noite, o cronograma prevê a discussão em grupos mistos, sobre o Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras.

 

Fonte: Andes-SN