Bloco dos Servidores sai às ruas dia 26/02

Com o nome bem humorado e sugestivo de “Aperta que ele solta” o bloco dos servidores públicos do Estado sairá às ruas no próximo dia 26/02 reivindicando valorização profissional; ética e moralização no funcionalismo público e serviços públicos de qualidade.

Com muita música e alegorias, os servidores estarão reivindicando a pauta unificada que contempla regulamentação do auxílio-creche, reposição das perdas salariais, fixação da data base em mês específico, alinhamento de todas as categorias, insalubridade para todos possuem esse direito e auxílio-alimentação para todos servidores públicos estaduais, inclusive, reajuste desse benefício com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), o que resulta em cerca de R$ 705,00.

O nome do bloco faz alusão à importância da união dos servidores para garantir que o governador atenda os servidores. “Quanto mais pessoas nas ruas, maior a nossa força na reivindicação dos direitos. Após quase quatro anos de tentativas de diálogo, se não fizermos pressão, o Governador não irá conceder nossos direitos” comenta Gerson Correia de Jesus, presidente do Sindipúblicos.

Denunciando o descaso do Governo com as Políticas Públicas, participam do bloco as entidades que compõe o Fórum em Defesa do Serviço Público de Qualidade. Vamos botar o bloco na rua e a boca no trombone! Durante todo o trajeto, os servidores também estarão divulgando um Manifesto pela Valorização do Serviço Público (abaixo).

SERVIÇO:

Bloco dos servidores públicos estaduais

26 de fevereiro (quarta-feira)

Concentração a partir das 09h no Tancredão (ao lado da rodoviária de Vitória)

Trajeto – Tancredão ao Palácio da Fonte Grande, com paradas em frente ao Palácio Anchieta e à Seger.

MANIFESTO PELA VALORIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO

As entidades signatárias estão mais uma vez nas ruas para alertar a população capixaba sobre o caos nos serviços públicos que vem se agravando há anos, fruto do descaso dos governantes e da corrupção capitaneada pelo crime organizado entranhado nas esferas de poder. A política de sucateamento e desmoralização dos Serviços Públicos adotada no Espírito Santo e no Brasil tem por objetivo de transferir bilhões de recursos para os empresários que financiam as campanhas eleitorais, através de terceirizações, parcerias público-privadas e isenções fiscais.

A Saúde Pública pede socorro! É revoltante para qualquer contribuinte ver pessoas, dentre elas, crianças e idosos, morrendo em corredores de hospitais por falta de atendimento, de remédios, de leitos e, principalmente, por falta de valorização de seus profissionais, comprometendo um serviço essencial à vida.

Na educação, a realidade não é diferente. Constatam-se escolas em condições precárias desde as instalações físicas até a qualidade do ensino que não visa à formação para a vida, mas sim mão de obra barata para os patrões. Profissionais são contratados por Designação Temporária, burlando a lei do concurso público. É lamentável famílias dependerem de sorteios para que suas crianças tenham acesso à creche e à Educação Infantil. A consequência deste modelo educacional é o aumento da violência e da criminalidade.

Sobre a mobilidade nas cidades o transporte coletivo é caro, de baixa qualidade e limitado apenas aos ônibus. São negadas à população, opções como ciclovias ou mesmo o transporte aquaviário. O Planejamento Urbano está a serviço da especulação imobiliária e não para a qualidade de vida do cidadão.

Além disso, os trabalhadores e as trabalhadoras do serviço público têm enfrentado péssimas condições de trabalho, baixos salários e perdas salariais que tem se acumulado ao longo dos anos, o que tem reduzido significativamente o seu poder de compra, piorando suas condições de vida e trabalho.

Neste momento, os Servidores Públicos Estaduais reafirmam sua pauta de reivindicação unificada, encaminhada ao Governo do Estado há vários anos, mas que tem sido ignorada reiteradamente: 1 – Data-base unificada para o funcionalismo público com reposição anual da inflação; 2 – Atualização do valor do auxílio-alimentação e concessão a todos os servidores públicos; 3 – Regulamentação e concessão do auxílio-creche; 4 – Revisão dos Planos de Carreiras; 5 – Adicional de Insalubridade para todos os servidores.

Um serviço publico de boa qualidade necessita de investimento em infraestrutura, de condições de trabalho e de um bom atendimento à população, o que só é possível, com profissionais motivados, bem remunerados e com formação permanente.

CHEGA DE NEGOCIATAS! SERVIÇOS PÚBLICOS NÃO SÃO MERCADORIAS!

Fórum em defesa do serviço público de qualidade:

SINDIPÚBLICOS – SINDIBANCÁRIOS – SINDSAÚDEPREV – SINDIENFERMEIROS – SINTUFES – SINDIPOL – SINDPD – SINDILEGIS- SINDJUDICIÁRIO – SINDAEMA – SUPORT – ASSIN – ASSIEMA – AFIDAF – ADUFES – ASSERDES – ADERTES – ALICERCE – ASSEDIO – ASSIOPES – ASPEN – ASERVI – ASSOCEASA – MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES ES – FÓRUM CAPIXABA – EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA – MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES (MPA) – MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA (MST) – LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE

Fonte: Sindipúblicos/ES