Bloco em defesa da saúde pública sai às ruas neste sábado

A concentração do Ato Público será na Praça Oito, no Centro de Vitória, a partir das 9 horas. O evento é uma realização do Fórum em Defesa da Saúde Pública, que congrega varias entidades, entre elas a Adufes, o Centro Acadêmico de Psicologia da Ufes e do Movimento Antimanicomial do ES.

15 de março é dia de pautar a luta antimanicomial e a defesa da saúde pública no carnaval de rua, da capital capixaba. Com um nome bem humorado “Qloucura” o bloco composto pelos os usuários dos serviços de saúde mental, familiares, profissionais do setor – psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais -, estudantes e representantes de diversos movimentos sociais e populares sairão às ruas reivindicando investimentos e ampliação na Rede de Atenção Psicossocial do Estado e valorização profissional.

Com um repertório próprio, baseado em canções populares da música brasileira, o bloco pretende chamar a atenção para a situação dos maus tratos, mortes em instituições asilares que ainda funcionam no Espírito Santo. Caso da Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim, e o HEAC (antigo Hospital Adalto Botelho, em Cariacica). O bloco também fará críticas ao Programa do Governo do Estado denominado de “Rede Abraço”, considerado como um projeto eleitoreiro e que facilita internações de usuários de drogas em comunidades terapêuticas, em detrimento a outras formas de atendimento previstas em lei.

Durante todo trajeto, os integrantes do bloco “Qloucura” distribuírão panfletos destacando a caótica situação da saúde no Espírito Santo e no Brasil que envolve a Saúde Mental, os impactos da gestão Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Hospital das Clínicas (Hospital Universitário), o processo da terceirização da saúde pública em curso no ES e as irregularidades das contratações de profissionais a área da saúde, no município de Vila Velha.

Serviço

Evento: Bloco “Qloucura”

Data: 15 de março de 2014

Horário e Local: Concentração às 9 horas, na Praça Oito – Centro de Vitória

 

Fonte: Adufes