Bloco em defesa da saúde pública sai às ruas amanhã

A concentração do Ato Público que será realizado no dia 15/03, sábado, ocorrerá na Praça Oito – Centro de Vitória, a partir das 9 horas.

Mais um bloco irreverente sairá às ruas da capital capixaba. O grupo irá levar para a avenida a pauta da luta antimanicomial e a defesa da saúde pública. Com um nome bem humorado “Que Loucura!”, o bloco composto pelos os usuários dos serviços de saúde mental, familiares, profissionais do setor – psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais -, estudantes e representantes de diversos movimentos sociais e populares sairão às ruas reivindicando investimentos e ampliação na Rede de Atenção Psicossocial do Estado e valorização profissional.

Com um repertório próprio, baseado em canções populares da música brasileira, o bloco pretende chamar a atenção para a situação dos maus tratos, mortes em instituições asilares que ainda funcionam no Espírito Santo. Caso da Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim, e o HEAC (antigo Hospital Adalto Botelho, em Cariacica). O bloco também fará críticas ao Programa do Governo do Estado denominado de “Rede Abraço”, considerado como um projeto eleitoreiro e que facilita internações de usuários de drogas em comunidades terapêuticas, em detrimento a outras formas de atendimento previstas em lei.

De acordo com o estudante de psicologia da Ufes e integrante do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, José Anésio Fernandes, protestar é uma experiência pedagógica. “Estar nas ruas contra os manicômios e por melhorias nas suas alternativas, é uma experiência pedagógica. A gente vai aprendendo a não aceitar mais essa sociedade sem direitos, sem liberdade e desigual”, defendeu Anézio.

Denúncia. Com faixas e cartazes nas mãos, o movimento contra a política hospitalocêntrica e que defende a saúde pública entrará na avenida denunciando a caótica situação da saúde no Espírito Santo e no Brasil que envolve a Saúde Mental, os impactos da gestão Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Hospital das Clínicas (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes), o processo da terceirização da saúde pública em curso no ES e as irregularidades das contratações de profissionais a área da saúde, no município de Vila Velha.

Panfletagem. Ao som das marchinhas, durante todo trajeto, os integrantes do Bloco “Que Loucura!” distribuirão panfletos destacando os principais itens da pauta de reivindicação do movimento.

O evento é uma realização do Fórum em Defesa da Saúde Pública, que congrega várias entidades, entre elas a Adufes e outros sindicatos, Centros Acadêmicos, Conselhos Profissionais dos cursos da saúde. A atividade tem o apoio do Núcleo da Luta Antimanicomial do ES.

Serviço

Evento: Bloco “Que Loucura”

Data: 15 de março de 2014

Horário e Local: Concentração às 9 horas, na Praça Oito – Centro de Vitória

Fonte: Adufes