Adufes apoia Nota de Repúdio contra violência aos professores da rede de educação pública

O SINDIUPES repudia a atitude da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que arbitrariamente atentou contra a manifestação pacífica de professores/as da Serra na manhã deste dia 17 de março. Cerca de 300 professores/as seguiam do Aeroporto de Vitória para Carapina, quando foram recebidos com spray de pimenta e gás lacrimogênio.  Uma educadora atingida teve de ser levada ao hospital, após o Sindicado acionar o Samu. manifestação dos/as professores/as da Serra integra a Greve Nacional, proposta pela CNTE.

A Direção do SINDIUPES comunicou o fato ao coordenador do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira, que dirigiu-se ao local.

A Greve Nacional dos/as educadores/as é para exigir o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública, contra a proposta dos governadores de reajuste do piso e contra o INPC.

protesto SerraOs/as professores/as saíram do Centro de Treinamento de Carapina, pouco após 7h e seguiram em passeata até o Aeroporto de Vitória. Quando faziam o retorno para Carapina, foram atacados pela PRF. A Greve Nacional acontecerá nesta segunda (17), terça (18) e quarta-feira (19).

Para esta terça-feira, dia 18, está programado o ato conjunto de todas as redes municipais de ensino no HortoMercado de Vitória, a partir das 8h, seguido de passeata até a Assembleia Legislativa do Estado.

Fonte: Sindupes