Próxima semana será marcada por mobilizações e paralisação nas IFE

Entre 7 e 10 de abril uma série de manifestações estão programadas para marcar a luta dos docentes federais e das demais categorias dos servidores públicos federais. As datas foram definidas pelas entidades que compõem o Fórum das Entidades dos SPF e também na última reunião do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN (leia mais aqui).

Para marcar o Dia Mundial da Saúde nesta segunda-feira (7), o Fórum das Entidades Nacionais dos SPF chamou os servidores a integrarem o ato convocado pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro. O setor das Ifes do ANDES-SN também pautou a participação dos professores, trazendo na pauta a Campanha 2014 dos docentes das IFE, a defesa da autonomia universitária e contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A manifestação terá início às 16h, com concentração no Largo da Carioca, Rio de Janeiro.

No Espírito Santo, o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública – que congrega  várias entidades, entre elas a Adufes, também realiza Ato Público no Dia Mundial da Saúde. Panfletos estão sendo distribuídos na Grande Vitória e no interior convocando a população para participar de uma grande manifestação na segunda-feira, com saída às 17 horas, do Hospital das Clínicas (Hucam), em Vitória. O Fórum Capixaba preparou uma carta que será entregue ao governador Renato Casagrande.

Já no dia 8, estão programados atos nos estados, pautando as reivindicações unificadas dos SPF. Na quinta-feira (10), os docentes das IFE realizam paralisação nacional, em vigília durante a audiência entre o ANDES-SN e a Secretaria Executiva de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC).

Confira a agenda de atividades definida na reunião do Setor das Ifes:
– Durante todo o mês de abril – Jornada de visitas promovidas pelas seções sindicais aos Campi e as unidades das IFE para discutir a pauta/mobilização, buscando articulação com os técnico-administrativos e os estudantes.

– Entre os dias 31 de março e 9 de abril – Rodada de Assembleias Gerais, incluindo na pauta paralisação das atividades dos docentes no dia 10 de abril, greve nacional dos docentes das IFE e intensificação da mobilização na categoria.

– Entre os dias 31 de março e 9 de abril – Constituir Comissões Locais de Mobilização (debatendo pauta local e nacional, greve, Ebserh, Funpresp).

– Entre 1 e 25 de abril – Enviar as pautas locais atualizadas para a secretaria do ANDES-SN.

– Dia 2 de abril – Audiência no MEC sobre Hospital da UNIRIO/Ebserh. Representação de entidades nacionais e locais.

– Dia 7 de abril – Ato Pelo Dia Mundial da Saúde convocado pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro – Campanha 2014 dos docentes das IFE/Defesa da autonomia universitária e contra a Ebserh com representação de entidades nacionais e das seções sindicais – concentração às 16h no Largo da Carioca, Rio de Janeiro.

– Dia 8 de abril – Ato nos Estados da Campanha dos SPF.

– Dia 10 de abril – Paralisação nacional dos docentes das IFE.

– Dia 10 de abril – Audiência do ANDES-SN com a Sesu/MEC.

– Dia 10 de abril  – Reunião ANDES-SN/Fasubra/Sinasefe.

– Dia 11 de abril – Reunião do Fórum Nacional das Entidades dos SPF.

– Entre os dias 11 e 25 de abril – Rodada de Assembleias Gerais, incluindo na pauta a deliberação da greve nacional dos docentes das IFE 2014, com indicação de período e da relação com a greve das demais categorias. 

– Entre 22 a 25 de abril – Convocar a CNM.

– Dias 26 e 27 de abril – Reunião do Setor das IFES, em Brasília, incluindo na pauta a deliberação da greve nacional dos docentes das IFE 2014, com indicação de período e da relação com a greve das demais categorias.

– Dia 1 maio – Dia do Trabalhador com atos nos Estados.

– Dia 7 de maio – Marcha a Brasília dos SPF.

– Dia 15 de maio – Dia Nacional de Luta contra as remoções da Copa.

Fonte: Adufes/Andes