Primeira edição do Ponto de Encontro terá o samba como tema

O evento promovido pela Adufes terá início às 19 horas e será realizado no primeiro piso do sindicato, Campus de Goiabeiras/Ufes. A atividade é aberta a toda comunidade acadêmica.

O Ponto de Encontro da Adufes traz na próxima sexta-feira, 11/04, uma banda de samba para animar o evento. Trata-se de um grupo capixaba, Sandália de Pescador, que promete não deixar ninguém parado. Além da apresentação musical, haverá também uma exposição sobre samba com a professora do Departamento de Teoria da Arte e Música da Ufes, Mónica Vermes.

A atividade promovida pela Adufes pretende, uma vez mais, reunir os docentes para integração ao som de boa música. “O evento também tem o objetivo de atrair os professores/as para discutir as lutas do movimento sindical. Essa será mais uma oportunidade, pois o Ponto de Encontro faz parte do processo de mobilização docente”, salientou a primeira secretária da Adufes, Sandra Soares Della Fonte.

Banda de Raiz. A banda Sandália de Pescador tem como núcleo Betinho Capoeira, compositor, cavaquinhista/cantor e, Joacir Pedipano, cantor e percussionista. A dupla que apresenta sambas de todos os tempos, incluindo sambas-enredo, alguns de autoria própria, foi criada em 2007.  

Samba: influência na cultura brasileira. Durante o Ponto de Encontro será realizado um debate sobre o samba. A exposição do tema terá a coordenação da professora do Departamento de Teoria da Música Mónica Vermes.

A docente destacará na apresentação os tópicos sobre a Constituição do samba carioca na chamada “pequena África” do Rio de Janeiro – entre o final do século XIX e começo do século XX; As mudanças no samba nas décadas de 1920 e 1930: samba amaxixado e samba batucado, samba como música de Carnaval. Outro tema a ser abordado no evento são as Escolas e as rodas de samba.

Não é necessário confirmar presença para a atividade.

Professor/a, participe!

Fonte: Adufes