Entidades avançam na preparação do Encontro Nacional de Educação

Evento será realizado no Rio de Janeiro, entre 8 e 10 de agosto.

Diversas entidades se reuniriam nesta segunda-feira (7) em São Paulo para discutir os preparativos para o Encontro Nacional de Educação, previsto para o segundo semestre de 2014. O Encontro tem caráter de independência das esferas oficiais e neste aspécto faz um contraponto à  Conferência Nacional de Educação (Conae), inicialmente prevista para o início deste ano, mas adiada pelo governo.

Segundo João Negrão, diretor do ANDES-SN, as entidades apontaram que em suas bases foi deliberado o apoio e engajamento na construção do Encontro. Foi definido que o evento será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de agosto. Também já foram aprovados os materiais de divulgação, que em breve serão amplamente publicizados. A coordenação do Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais do ANDES-SN irá integrar a comissão organizadora.

Idealizado pelo Comitê Nacional da Campanha “10% do PIB para a Educação Pública, Já!”, a organização do encontro reúne entidades da educação e movimento sociais. Da reunião na capital paulista participaram representações de nove das entidades que compõe o Comitê: CSP-Conlutas, ANDES-SN, Sinasefe, Sepe/RJ, Cpers, Anel, Oposição de Esquerda UNE, Fenet e a Exneef.

Antecedendo o Encontro Nacional, as entidades dos movimentos sindical e social irão organizar eventos regionais para ampliar o debate em torno dos sete eixos principais já definidos: privatização e mercantilização da Educação: das creches à pós-graduação; financiamento da educação pública; precarização das atividades dos trabalhadores da educação; acesso e permanência; passe livre e transporte público.

“Nós avançamos muito nesta reunião e o Encontro Nacional de Educação já começa a ganhar corpo. Precisamos do empenho de todas as entidades e das Seções Sindicais do ANDES-SN para que esse evento seja um marco e faça um contraponto à Conae e ao projeto de educação contido no PNE que está em tramitação na Câmara dos Deputados”, avaliou João Negrão.

Fonte: ANDES-SN