Sem avanço nas negociações e mesmo com liminar da justiça, professores da rede estadual iniciam greve

Decisão foi aprovada em assembleia na última terça-feira, 08. O movimento começou nesta segunda-feira, 14, com concentrações e manifestações simultâneas em vários pontos da Grande Vitória e interior do Estado. Os atos têm como objetivo reunir os trabalhadores/as e discutir a pauta de atuação durante o movimento paredista.

 Os professores pleiteiam reajuste salarial para 2014, com aplicação da Lei do Piso; revisão dos planos de cargos, carreiras e salários vencidos; e eleição direta para direção escolar. Porém, antes mesmo do movimento começar, o governo tenta de todas as formas inviabilizar o direito de greve da categoria. Na última sexta-feira, o governador Renato Casagrande conseguiu na justiça uma liminar declarando a greve como ilegal. 

“Direito de greve é um direito constitucional. O governo lançou mão de um recurso arbitrário para julgar a greve ilegal e nos criminalizar porque estamos lutando por uma educação melhor”, criticou o consultor político do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Marcelo Chagas. De acordo com Marcelo, o sindicato vai recorrer da liminar e manter a greve.

Comunicado do Comando de Greve do Sindiupes: 
Comunicamos aos pais, alunos e comunidade em geral que os professores da rede estadual de ensino estão paralisando suas atividades a partir do dia 14/04, segunda-feira. O descaso do governo estadual coma educação nos levou a esta situação. Lutamos por: Eleição direta para direção escolar: pagamento dos precatórios; cumprimento da lei do piso salarial nacional e do plano de carreira; reposição das perdas inflacionárias; condições dignas de trabalho, dentre outras. Contamos com a compreensão e apoio da comunidade em defesa da educação pública de qualidade. Esta luta é de todos nós.

Comando Central de Greve – Sindiupes

Fonte: Adufes