Adufes aciona Operadora Vivo na Justiça por cobrança indevida

O Sindicato vai preparar uma ação plúrima, que reunirá 15 professores, contra a operadora de telefonia celular Vivo. É que a Vivo simplesmente tem cobrado nas faturas mensais desses usuários valores referentes a novos aparelhos que sequer foram adquiridos pelos docentes.

Em janeiro a Adufes recebeu alguns aparelhos celulares da Operadora Vivo no sistema de venda facilitada. Os selecionados que quisessem os novos modelos pagariam as parcelas em 24 vezes e a cobrança seria feita nas faturas mensais das respectivas linhas. Apenas quatro professores aceitaram as condições oferecidas.

Os demais usuários recusaram os aparelhos devido ao alto preço dos mesmos. Na ocasião, a Adufes solicitou que a Vivo recolhesse os aparelhos, mas até hoje a operadora não efetuou a coleta.

No dia 4 do mês passado, a Adufes notificou extrajudicialmente a operadora de telefonia para que recolhesse os celulares, que cancelasse o pagamento dos referidos aparelhos nas contas telefônicas vinculadas e, ainda, a restituição em dobro do valor indevidamente cobrado (art. 42 do CDC). Caso a Vivo não tomasse as devida providências, no prazo de 10 dias, o sindicato tomaria as medidas judiciais, como forma de garantir o direito da entidade e dos usuários. 

 Na quarta-feira, 15, os usuários afetados estiveram reunidos com o advogado da Adufes, Jerize Terciano, e com a diretora do sindicato Odiléa Dessaune, responsável pelo convênio com a Vivo. No encontro, que ocorreu na sede do sindicato, em Vitória, foi decidido que o grupo ajuizará uma única ação, pedindo a devolução, e em dobro, dos valores cobrados indevidamente, além de indenização por danos morais.

 Para isso é importante que usuários prejudicados procurem a Adufes até o próximo dia 25 para que assinem uma procuração.

Fonte: Adufes