Adufes participa da Jornada Universitária pela Reforma Agrária

A abertura da jornada foi no auditório do CCJE com palestra sobre a crise mundial e a política econômica do governo Dilma. Nesta sexta-feira, 25, haverá o Seminário Colapso Ambiental e Economia Verde, com palestra e debates pela manhã e oficinas de intercâmbio no período da tarde, na sede da Adufes.

A programação inclui ainda uma exposição de fotos que retrata a vida e os 30 anos da luta dos Sem Terra. A exposição vai permanecer no saguão da Adufes até maio. De acordo com a diretora da Adufes, Renata Couto Moreira, a Jornada pela Reforma Agrária é uma articulação dos professores universitários que atuam junto aos movimentos sociais, especialmente a Via Campesina, e visa romper os muros das universidades dando vazão às denúncias e mobilizações da jornada de lutas do MST, realizadas em todo o país neste mês de abril.

“Vamos debater a luta e violência no campo, que persiste até os dias atuais, com muitas mortes e criminalização dos movimentos sociais por parte do agronegócio, que representa hoje a aliança entre o latifúndio e o sistema financeiro internacional, sob a conivência do Estado”, ressalta Renata. Ela lembra, inclusive, que cerca de 50 universidades promovem a jornada em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 21 trabalhadores rurais sem terra foram assassinados no dia 17 de abril de 1996, no Pará.

As atividades estão sendo organizadas por grupos de estudos e pesquisas dos programas de graduação e pós graduação da Ufes que têm ações em parceria com os movimentos sociais. São eles, o Grupo de Estudo e Pesquisas em Conjuntura, o Programa de Pós Graduação em Política social, o Núcleo de Apoio à Escola Nacional Florestan Fernandes, o Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais e a Adufes.

Leia o manifesto da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na Ufes.

Programação Jornada Universitária

Quinta-feira, 24 – “A crise mundial e a política econômica do governo Dilma”- às 9 horas – auditório Manoel Vereza – CCJE

Palestrante: Fabrício de Oliveira, professor da Unicamp

Sexta-feira, 25 – “Seminário Colapso Ambiental e Economia Verde” – às 9 horas, na sede da Adufes- campus de Goibairas/Vitória

Palestrantes: Cristiane Faustino (Instituto Terramar- CE) e Winnie Overbeek (Rede Alerta-ES)

 Fonte: Adufes