Professor/a, a estrutura da carreira gera corrosão salarial e perdas! Esse e outros pontos serão pauta da assembleia do dia 24/4

A Assembleia Geral será realizada no dia 24, quinta-feira, às 16 horas, na sede da Adufes, em Goiabeiras/Vitória. A plenária será transmitida ao vivo via canal do Youtube. É importante que a categoria participe e fortaleça a mobilização!

Em reunião com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) no dia 10/04, o ANDES-SN – Sindicato Nacional -, apresentou três pontos acerca da reestruturação da carreira docente: condições de trabalho, valorização salarial de ativos e aposentados e autonomia universitária. O Sesu/MEC informou apenas que estudará os documentos já apresentados pelo Andes-SN para trazer uma resposta ao Sindicato.Diante do quadro de total desvalorização da categoria e sem avanços na negociação, o Sindicato Nacional sinaliza a necessidade de intensificar a mobilização na base das Seções Sindicais.

De acordo com Rafael Vieira Teixeira, vice-presidente da Adufes, a luta histórica do Andes-SN em defesa de um projeto de universidade socialmente referenciada é completamente descolada da atual visão governista. “A proposta de regulamentação da carreira segue na linha produtivista e não tem a ver com a nossa visão de carreira. Precisamos aproveitar esse momento para ampliar a reflexão nos locais de trabalho sobre o que defendemos como carreira e como educação pública”, disse.

Carreira.O Andes-SN reivindica fixar, no corpo da Lei, degraus constantes para evolução na carreira, com valorização da titulação e regime de trabalho. Somado a percentuais fixos e com lógica entre si, incidindo sobre o piso gerador da tabela. Para o sindicato o desenvolvimento na carreira deve respeitar os interstícios definidos na Lei, sendo concebido, organizado e regulamentado no âmbito da autonomia de cada Instituição. A progressão na carreira deve respeitar ainda o desenvolvimento institucional/administrativo, valorizando, de forma equilibrada, o tempo de serviço, a formação continuada e a avaliação do plano de trabalho aprovado na unidade acadêmica de lotação.

Confira aqui o documento entregue ao MEC.

Confira também Salários dos docentes federais seguem corroídos pela inflação mesmo após reajuste.

Mobilização. Adufes realiza reuniões setoriais para discutir mobilização e indicativo de greve. O primeiro encontro será terça-feira (22), às 9 horas, no Centro de Ciências Exatas (CCE/UFES), na sala 32. Também na terça-feira, os colegas do Centro de Educação (CE) se reúnem no IC 4, na sala 6, às 16 horas.  Na quarta (23), será a vez dos professores/ras do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a partir de 9h30, no Prédio da Enfermagem, sala 4. Na mesma data, os/as docentes também se reunirão no campus do Ceunes, em São Mateus, às 9 horas. A atividade ocorrerá no Auditório.

Assembleia Geral: 24/09. O objetivo desta assmbleia será intensificar os debates sobre as questões referentes à carreira docente. Na ocasião, também será votado o indicativo para a construção de uma nova greve nacional. Foi o que decidiu a última Assembleia Geral da Adufes, realizada no dia 09/04.

Docente, participe!

Fonte: Adufes