Edição do Jornal Fique por Dentro destaca avaliação da diretoria sobre a progressão na carreira docente

Um dos pontos de pauta da assembleia de amanhã (15/05), será o Projeto de resolução que estabelece critérios para promoção e progressão na Ufes. A atividade ocorrerá às 10h30, no campus de Goiabeiras.

A diretoria da Adufes elaborou um encarte especial sobre a minuta de resolução que trata da progressão e promoção na carreira na Ufes. A publicação que foi enviada anexa ao jornal Fique por Dentro – edição maio -, e traz a avaliação do sindicato sobre o documento. O material foi feito com base nos relatos dos/as professores/as durante as reuniões setoriais da entidade. Leia aqui o encarte sobre progressão e promoção na carreira.

Os professores reclamaram da burocracia para obterem a progressão devido ao caráter manual e burocrático do processo. A preocupação imediata reside agora na regulamentação interna das novas normas por parte da Ufes. Todos os centros acadêmicos e departamentos receberam uma minuta de resolução que vem recebendo críticas. O sindicato enviou ofício à reitoria pedindo alteração do prazo para envio das contribuições e, consequentemente, da votação da resolução pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Outra matéria de destaque é Professores elaboram reivindicações em reuniões setoriais. Durante as reuniões setoriais, em todos os centros visitados, os/as professores/as relataram situações que evidenciam a precarização das condições de trabalho, a prática de assédio moral e, como consequência o adoecimento psíquico e físico.

Dia da Luta Antimanicomial.  O jornal também aborda a atividade de 18/05, dia da luta antimanicomial.  O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde, que congrega várias entidades populares e sindicais, dará visibilidade a essa luta com atividades na Praia de Camburi, em Vitória. Uma tenda estará montada na praia (em frente Hotel e Restaurante  Portomare), entre as 8 e às 12 horas, e reunirá profissionais da área, usuários e familiares vão denunciar a  desumanização vivenciada por pacientes em hospitais psiquiátricos no Estado.

Outros temas abordados nesta edição. Campanha Salarial 2014: professores da Ufes decidem sobre adesão à paralisação do dia 21/05; Jornada traz tema da Reforma Agrária para a Ufes; Boleto Unimed.

Participe do conteúdo do jornal Fique Por Dentro. Envie sugestões do que gostaria de ler nas próximas edições.

Leia aqui o Fique por Dentro em PDF.

Fonte: Adufes