Entidades da Educação divulgam carta aberta aos parlamentares

ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe divulgaram, carta aberta aos parlamentares, solicitando a intervenção dos deputados e senadores federais na abertura de negociações efetivas, por parte do governo federal, com os docentes e técnico-administrativos em educação das Instituições Federais de Ensino (IFE).

O documento fala sobre o grave estado de precarização no qual se encontram as IFE, que compromete a qualidade das atividades acadêmicas, sobre a retirada de direitos e a necessidade de vagas e concursos públicos para docentes e técnico-administrativos, “principalmente por conta do grave processo de terceirização da força de trabalho que é política oficial anunciada pelos representantes do Ministério do Planejamento”.

As três entidades também afirmam que é preciso reverter os ataques contra a autonomia e a democracia nas IFE, denunciam a perseguição de ativistas e dirigentes sindicais e a implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No documento, ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe exigem ainda o aprimoramento, restruturação e correção das distorções das carreiras dos técnicos e docentes.

As três entidades encontram-se em intensa mobilização em defesa da educação pública. Em greve desde 17 de março e 21 de abril, a Fasubra e o Sinasefe têm empreendido esforços para expandir a paralisação em instituições de todo o país. Esta semana, o ANDES-SN realizou a primeira de duas rodadas de assembleia nas Seções Sindicais, com a inclusão de reivindicações locais juntos às reitorias. A greve está na pauta de todas as Seções e nas reuniões do setor das Ifes do ANDES-SN. O próximo ciclo de assembleias será realizado nos dias 22 e 23 de maio, iniciado após a grande paralisação das IFES em vários estados no próximo dia 21, data da reunião entre a Sesu/MEC e o Sindicato Nacional. Já nos dias 24 e 26, será realizada a reunião do setor das Ifes do ANDES-SN.

“A Educação Federal está disposta a lutar. Por isso, ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe convocam os trabalhadores e estudantes de todas as IFE e conclamam o engajamento dos parlamentares num esforço coletivo em defesa da valorização profissional, das condições de trabalho e do acesso e permanência estudantil, que favoreçam a qualidade do ensino, pesquisa e extensão em nossa Rede”, afirmam as entidades, no documento. 

 Font : ANDES-SN