Professores do CCA e Ceunes se mobilizam no Dia Nacional de Paralisação

Paralisação, caminhada e panfletagens marcaram o dia de paralisação nacional nas unidades do interior do Estado.

A categoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Sul do Estado, foi para as ruas de Alegre nessa quarta-feira, 21, realizar panfletagem com caminhada no centro da cidade. A atividade começou com concentração na quadra de esportes do centro e ganhou a adesão dos estudantes, técnico-admnistrativos e apoio dos moradores da região.

Durante a paralisação, a categoria distribuiu um material denunciando a política de arrocho salarial do governo Dilma e explicaram os motivos do protesto a quem passava próximo ao local. Os/as professores/as apresentaram ainda a pauta de reivindicação da categoria, que envolve melhores condições de trabalho, a reestruturação da carreira docente, valorização salarial de ativos e aposentados e pelo respeito à autonomia universitária.

Nas janelas de várias casas havia bandeiras e faixas de apoio à luta da categoria. Com apitos e muita disposição, os professores denunciaram também as precárias condições de trabalho no CCA e finalizaram o dia com uma reunião setorial.

Paralisação Nacional. A decisão de aderir à paralisação nacional, foi tomada no dia 13/05, durante reunião setorial da Adufes que contou com a participação de mais de 70 professores, na quadra de esportes do CCA.

 

Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) também paralisa atividades

Em São Mateus a diretoria do sindicato visitou professores em seus locais de trabalho e fez intensa panfletagem na unidade.  O diretor da Adufes e professor do Ceunes, Raphael Góes Furtado, explicou aos colegas do centro que durante as atividades de preparação da mobilização nacional, a Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) cancelou a reunião agendada com o Andes-SN para o dia 21.

“A reunião já estava agendada há cerca de um mês, nesse jogo o Governo Federal tenta tapear os docentes das Ife.  Desmarca e adia reuniões e dá respostas vagas às reivindicações da categoria.  Hoje seria dia de reunião com os professores, mas o governo simplesmente cancelou o encontro e nem  marcou nova reunião. Estamos mobilizados e exigimos negociação efetiva”, defendeu Raphael.

Cancelamento da Reunião com o Sesu/MEC. No último dia 17/05, a direção do Andes-SN foi surpreendida com uma mensagem do gabinete da Secretaria de Educação Superior do MEC para cancelar a reunião do próximo dia 21/05. Sem muitos detalhes, o motivo seria uma “viagem nacional”. O encontro representaria a continuidade da discussão sobre a pauta de reivindicações do Sindicato, especialmente quanto à carreira docente.

Com o cancelamento da reunião, os diretores do Andes-SN protocolaram um documento com os temas que foram priorizados pelo Setor das Ifes para continuidade da discussão sobre a pauta, cobrando resposta urgente do Mec.

*Com informações do Andes-SN

Fonte: Adufes