Plenária aprova sugestões para o projeto de resolução sobre promoção e progressão na Ufes

A burocratização, a valorização do produtivismo e a desigualdade no tratamento (pontuação) das atividades de ensino, pesquisa e extensão/assistência foram algumas das criticas destacadas durante a assembleia da categoria ao projeto de resolução.

A Adufes protocolará na próxima semana as sugestões feitas pela plenária ao projeto de progressão e promoção na Ufes, elaborado pela Comissão de Política Docente (CPD) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O documento envolverá a análise produzida pela diretoria da Adufes, as sínteses das reuniões setoriais dos/das docentes nos centros e também contribuições individuais enviadas ao sindicato.

assembleia3Para debater com a categoria projeto de resolução da Ufes, a entidade convidou o presidente da CPD do Cepe, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, que expôs o conteúdo do projeto, esclarecendo dúvidas e informando as atuais modificações já incorporadas ao texto normativo.

“O debate sobre a proposta de resolução ocorreu em um clima de muita seriedade, argumentação crítica e respeito. E mesmo com os limites impostos pelas normatizações nacionais sobre o assunto, a categoria demonstrou disposição para discutir o tema. E mais, apontou como ela quer ser avaliada e os critérios para progredir na carreira”, declarou a diretora da Adufes Sandra Della Fonte.

Princípios a serem defendidos. A discussão em torno da proposta de resolução foi rica. Contudo, destacaram-se os seguintes princípios a serem defendidos pela categoria: desburocratização, paridade de avaliação entre ensino, pesquisa, extensão/assistência e fortalecimento dos fóruns de discussão desse projeto, como o GT carreira e as reuniões docentes por centro.

“Desburocratizar significa, antes de tudo, agilizar o processo a partir das informações que já são de conhecimento da instituição”, defendeu a diretora Sandra. Outro ponto destacado na plenária foi a necessidade de atribuir igual tratamento às atividades de ensino, a pesquisa, a extensão e assistência, que compõem os pilares da universidade. “Qualquer hierarquização provoca uma distorção na avaliação do trabalho docente”, disse a diretora da Adufes.

Na ocasião, a Adufes se comprometeu a fortalecer os espaços coletivos sobre a discussão do projeto de resolução e a encaminhar as sínteses para o presidente do Cepe.

Leia aqui o documento produzido pela Adufes sobre a progressão na carreira.

Leia aqui o projeto de resolução da Ufes sobre progressão e promoção na carreira.

Mudança de prazo para o envio de sugestões ao Cepe. No dia 30 de abril, o sindicato enviou um ofício à reitoria pedindo alteração do prazo para encaminhamento de contribuições e, consequentemente, da votação da resolução pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do projeto de resolução que trata a progressão e promoção na carreira. O novo prazo informado pelo Conselho para que o projeto seja discutido é o dia 21/05. Contudo, a data ainda será confirmada na próxima segunda-feira, 19.

Fonte: Adufes