Sexta-feira, 13: assembleia para debater reajuste anual da Unimed

Professor, participe da assembleia, que acontece na sede da Adufes, na próxima sexta-feira, às 10h30, no campus de Goiabeiras/Ufes, em Vitória.

O sindicato convoca você, docente aposentado ou da ativa, para assembleia geral que irá votar a proposta de reajuste do convênio Unimed para 2014. O reajuste proposto inicialmente pela Unimed é 26,73% e 29,77% para os planos Uniplan e Vitoriamed, respectivamente. Na última sexta-feira, 06, em reunião de negociação com a operadora, a diretoria da Adufes apresentou contraproposta de reajuste linear de 15% para os dois planos.

A operadora, no entanto, considerou inviável o índice proposto pela Adufes, e usou como justificativa a necessidade de preservação do ‘equilíbrio financeiro’ do contrato.  Demonstrou, inclusive, certo desinteresse em manter ativo o convênio com o sindicato tendo em vista as ações judiciais em andamento desde 2011.

Após várias considerações de ambas as partes, a Unimed deixou a reunião prometendo estudar nova contraproposta de 20,05% de aumento nos dois planos. A diretoria da Adufes, por sua vez, demonstrou interesse em abrir diálogo em relação aos litígios judiciais visando, inclusive, avançar nas negociações futuras em torno dos reajustes.

Plenária Na Assembleia Geral de sexta-feira, 13, além de debater o reajuste das mensalidades de 2014, a categoria receberá informações sobre o andamento dos processos judiciais movidos pelo sindicato contra a operadora de saúde. A disputa judicial começou em 2011 e se arrasta até os dias atuais. Este ano, a 4ª Câmara Cível colocou em pauta o Recurso de Agravo interposto pela Adufes e a ação está em tramitação.

A atual diretoria do sindicato ressalta que não medirá esforços para garantir a manutenção dos dois planos de saúde (Vitoriamed e Uniplan), bem como a aplicação de índices de reajuste em patamares aceitáveis. “Vamos nos empenhar para evitar novo litígio judicial e garantir a diminuição do desequilíbrio financeiro, alegado pela Unimed, até o final de 2015”, ressalta o presidente da Adufes, Edson Cardoso.  Ele lembra que qualquer acordo sobre índice de reajuste da mensalidade será decidido pela categoria em Assembleia Geral.

Fonte: Adufes