Mensalidades da Unimed serão reajustadas em julho

Os professores (as) usuários (as) do convênio médico Unimed aprovaram em assembléia na sexta-feira, 13, a contraproposta de reajuste apresentada pela cooperativa para 2014. Pelo acordo, o reajuste será de 26,73% (Uniplan) e 29,77% (Vitoriamed) e passará a valer a partir de 10 de julho, data base do contrato firmado entre a operadora e o sindicato.

Durante a assembléia o presidente da Adufes, professor Edson Cardoso lembrou que o índice de 15% levado para a mesa de negociação foi negado pela operadora. O mesmo ocorreu com o percentual de 20,05%.

“A Unimed não abre mão dos 26,73 e dos 29,77. Alegou que os contratos assinados com a Adufes estão desequilibrados financeiramente e abaixo da média de mercado. Também alegou que a judicialização dos reajustes nos dois anos anteriores, e que ainda encontram-se abertos, prejudicam as negociações”, ressaltou Edson.

Os professores presentes na Assembléia reconheceram a dificuldade da categoria em manter o plano de saúde Unimed em decorrência das altas mensalidades, mas resolveram aceitar o índice proposto com a possibilidade de melhor acompanhamento do plano nos próximos anos. Vale ressaltar que a Unimed tem insistido em substituir o contrato atual, de valor único, pelo participativo. A diretoria do sindicato já disse que não aceita tal alteração no contrato e lembrou a operadora do interesse do sindicato em abrir diálogo em relação aos litígios judiciais e que isso seja inclusive considerado nas negociações com a empresa.

Contratação de perito. Na plenária, os professores  foram informados que o sindicato está contratando perito atuarial que fará um exame analítico do desempenho do plano e subsidiará a diretoria na tomada de decisões nas negociações futuras acerca dos  reajustes e até mesmo no andamento das ações judiciais em curso.

O advogado da Adufes, Jerize Terciano, que esteve presente na plenária, fez um relato detalhado dos litígios judiciais que começaram em 2011, quando a operadora pediu reajuste de mais de 30% nas mensalidades. Diante das dificuldades de negociação, a Unimed ameaçou cancelar o contrato. Frente à iminência de perder os benefícios do plano de saúde, a Adufes entrou com ação na justiça, obtendo sentença liminar que garantiu a manutenção do plano.

A atual diretoria da Adufes ressalta que não medirá esforços para garantir a manutenção dos dois planos de saúde (Vitoriamed e Uniplan), bem como a aplicação sempre de índices de reajuste em patamares aceitáveis nos contratos. “Vamos nos empenhar para evitar novos litígiosl e garantir a diminuição do desequilíbrio financeiro, alegado pela Unimed, até o final de 2015”, ressalta o presidente da Adufes, Edson Cardoso.

Fonte: Adufes