Adufes finaliza preparativos para o Arraiá dos professores

Está quase tudo pronto para a tradicional Festa Junina da categoria, que será realizada hoje (sexta exta-feira, 27), a partir das 19 horas, na sede do sindicato (campus Goiabeiras/Ufes), em Vitória. A organização do evento está fazendo de tudo para que a festa seja um sucesso.

Toldos, barraquinhas, decoração, espaço reservado para os sanfoneiros e para os casais caipiras dançarem e se divertirem. Como a turma é  bem animada, o arrasta-pé sempre acaba com cavalheiros cumprimentando as damas. É dois passinhos para a esquerda e dois para a direita. Ou então pode ser um para lá e um para cá. Basta ter um bom par e deixar o resto por conta do ritmo da banda Bem tivi que promete um forró daqueles, o típico forró arretado.festa junina preparativos 26 06-14 3

Quem já participou das festas juninas da Adufes sabe o quanto o arraiá dos professores é imperdível. Muita música, deliciosos petiscos típicos da época, bebidas quentes e geladas, e sanfoneiros esquentando a noite que promete ser fria. 

História das festas juninas.  Os brasileiros entraram em contato com os festejos juninos na época da colonização, no princípio, a festa tinha como objetivo celebrar a fertilidade da terra, as colheitas que aconteciam na ocasião. Os povos pagãos do norte europeu organizavam o evento para agradecer aos deuses. Já naquela época a comemoração contava com fogueira, danças e comida em abundância.

A festa recebeu grande influência de elementos culturais de diversas nacionalidades. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Com o passar do tempo todos estes elementos se misturaram com a cultura indígena e afro-brasileira e a festa se tornou algo único da cultura brasileira, principalmente do Nordeste.

Fonte: Adufes