Seminário fomenta reflexões sobre a autonomia universitária no Centro de Ciências Agrárias (CCA)

Nesta quarta-feira, 16,  de 9 às 17 hs, no auditório do Cread, a comunidade acadêmica do CCA realiza seminário que tem como objetivo compartilhar experiências e discutir as implicações (positivas e negativas) dos diferentes processos de emancipação sofridas por algumas universidades do país. 

O caso mais recente foi o da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em fevereiro deste ano o Conselho Universitário (CONSUNI/UFBA) aprovou o desmembramento do Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, visando à criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia.

Embora todo esse processo precise passar pelo crivo do Ministério da Educação, Congresso Nacional e Presidência da República, a comunidade acadêmica do CCA quer saber como se dá todo o processo.“Queremos compreender a experiência de autonomia universitária compartilhada por outras Instituições de Ensino Superior (IES),  iniciando, assim, um ciclo de debates junto à nossa comunidade acadêmica”, ressalta a professora Simone Fernandes.

O diretor da Adufes, Aureo Banhos, lembra que durante a paralisação nacional de 24 horas, convocada pelo Sindicato Nacional (Andes-SN), os professores do CCA decidiram elaborar um mini-dossiê que vai compor a Pauta Local de Reivindicações que será entregue ao reitor Reinaldo Centoducatte. E uma das principais queixas é a falta de autonomia administrativa e financeira do Centro.

 Palestras .Um dos palestrantes do seminário desta quarta-feira é o professor Paulo Gabriel Soledade Nacif, reitor da escola de agronomia da UFBA, que vai contar como se deu a emancipação da unidade que se transformou no que é hoje a Universidade do Recôncavo da Bahia. Outra convidada do evento é a a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Maria José da Silva, que contribuirá com as discussões propostas pelo seminário a partir da trajetória institucional do Campus Avançado de Catalão, o qual atualmente denomina-se Regional Catalão da UFG.  

Programação do Seminário
Local –  auditório do Cread
9 h– abertura:
Diretor do CCA (Prof. Julião Soares de Sousa Lima);
Presidente da Adufes (Prof. Edson Cardoso)
10 h– Compartilhando experiências
Prefeito de Alegre (Prof. Paulo Lemos Barbosa)
11h30 – almoço
13 h – Palestra Prof. Paulo Gabriel (UFRB)
14h – Palestra Profª Maria José da Silva (UFG)
15h – Intervalo
16h15 – Mesa Redonda
17h – Encerramento
19 h – Ponto de Encontro dos Professores– atividade realizada pela Adufes
Local – Clube Rio Branco. A animação ficará por conta da Banda dos Professores

 

Fonte: Adufes