Confira a programação do debate sobre o PNE, suas implicações e possibilidades

Em agosto, o Rio de Janeiro sediará o Encontro Nacional de Educação (ENE). O ENE é antecedido por encontros regionais/estaduais preparatórios. Um dos encontros será sediado na Adufes, em Vitória.

O Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais (GTPE) da Adufes realizará, amanhã, sexta-feira (18), encontro para debater o Plano Nacional de Educação (PNE). A atividade começara às 9h30, na sede da Adufes, no campus Goiabeiras/Ufes, em Vitória.  Terá como palestrantes as professoras Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa (Universidade Federal Fluminense) e Eliza Bartolozzi Ferreira (Centro Educação da Ufes).

20 metas do PNE. O plano atual, ao contrário do primeiro que vigorou de 2001 a 2010, e continha 295 diretrizes, estabelece 20 metas que deverão funcionar como diretrizes para a educação pública brasileira e deverão ser cumpridas até 2024. O principal objetivo, segundo o governo, é universalizar o acesso à educação – da creche ao ensino superior -, criando 3,8 milhões de vagas em creches, erradicando o analfabetismo e universalizando o acesso ao ensino médio para adolescentes de 15 a 17 anos.

“Temos que tomar conhecimento sobre o novo PNE e as políticas advindas que fragilizam a educação pública. A luta dos movimentos sindicais e sociais deve ser permanente em defesa do ensino público”, diz a diretora da Adufes, Odilea Dessaune de Almeida. O debate do dia 18/07, segundo ela, é uma atividade preparatória para o Encontro Nacional de Educação (ENE) que será realizado no Rio de Janeiro e que tem como desafio “confrontar o projeto educacional dominante, construindo uma proposta alternativa de educação para o país que preserve os princípios do PNE da sociedade brasileira no método e no conteúdo”.

Programação

9h-12h: Debate – Plano Nacional de Educação (PNE), suas implicações e possibilidades. Facilitador: Francisco Mauri de Carvalho Freitas (Ufes).

14h – 16h: Debate e proposições nos Grupos de trabalho:

GT1. Privatização e mercantilização da educação (Relação Público-privado, financiamento, precarização do trabalho, terceirização). Facilitador: Daniel Barboza

GT 2. Democratização da educação (acesso, permanência, transporte/passe livre, um PNE que combata às opressões, educação no campo e comunidades tradicionais). Facilitador: Frente de Movimento Estudantil de RUA

16h: Plenária final

Fonte: Adufes