Nota de repúdio da Adufes sobre o aumento do RU

A diretoria da Adufes refuta veemente a proposta da reitoria da Ufes em aumentar o valor da refeição do Restaurante Universitário (RU) que passará de R$ 1,50 para R$ 3,50. O aumento proposto da refeição representa índice de 133% em relação ao preço atual.

 Tal medida não condiz com o discurso de uma universidade que cada vez mais se pretende incluir as classes populares, mas que em compensação não oferece condições mínimas para que os alunos se mantenham dignamente em seus cursos.   Vale ressaltar que o direito humano à alimentação é um dos pilares de qualquer democracia e uma universidade pública que se preze deveria, no mínimo, cumprir de fato seu papel, garantindo inclusive alimentação gratuita aos estudantes durante seu tempo de estudo.

No entanto, infelizmente ao final de um semestre letivo a atual reitoria desta universidade apresenta proposta descabida de aumento abusivo das refeições. Por isso, achamos que já passou da hora de discutirmos um novo modelo de Restaurante Universitário na Ufes que considere a gratuidade das refeições e a transparência na gestão dos recursos financeiros. Vale lembrar que, da mesma forma que os alunos dos ensinos públicos fundamental e médio já têm garantido o direito à alimentação gratuita, o mesmo não ocorre com os estudantes do ensino público superior.

Desta forma, a Adufes engrossa a luta da comunidade universitária visando  barrar tal aumento no valor das refeições do RU. E mais que isso, esse sindicato apoia todas as mobilizações pelo fim do pagamento e conclama professores e técnicos administrativos para que se mobilizem em seus Departamentos e em seus Centros para que possamos impedir esse processo.  

Assina

Diretoria da Adufes