Convocatória: reunião do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública

O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, que congrega várias entidades, entre elas a Adufes, convida a todos (as) para reunião nesta quarta-feira, 16, às 18 horas, na sede do SindiPrev, situado à rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória.  Além de informes, as entidades vão dar encaminhamento ao calendário de ações que prevê realização de ato antimanicomial e de eventos para discutir a política de drogas e a privatização do Hospital São Lucas, em Vitória.

Ato antimanicomial no Adalto Botelho.   E na próxima terça-feira, 22, está programado Ato Público Antimanicomial no HEAC(antigo HospitalAdalto Botelho, emCariacica). A concentração será às 13 horas, saindo da prefeitura de Cariacica (trevo de Alto Laje), de onde os manifestantes seguirão rumo ao Adalto Botelho. O protesto terá o embalo do “Bloco Que Loucura”, que se tornou conhecido pela irreverência e pelas suas músicas bem-humoradas, mas igualmente críticas, contra a mercantilização da saúde e os manicômios.

 O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, através da comissão de saúde mental, preparou um manifesto “Liberdade pra cima Manicômio no chão” que relata a realidade do “Antigo Adauto Botelho/ atual Hospital Estadual de Atenção Clínica” assim como a Clínica Santa Isabel (Cachoeiro de Itapemirim), Rede Abraço e diversas comunidades terapêuticas no Estado. “Representam o modelo de tratamento baseado na segregação, estigmatização e privação da liberdade”, diz o manifesto.

O documento lembra que o Adauto Botelho passou a ser chamado de HEAC apenas para passar a ideia para a população de que o manicômio foi extinto e surgido um novo serviço. “O Adauto Botelho passou a ser chamado de HEAC, tentando nos passar a idéia da reorientação do serviço, que com a mudança do nome fantasia, deixaria de ser um hospital psiquiátrico (vulgo manicômio), para ser um Hospital Geral de retaguarda para o Hospital São Lucas. Porém, o que nos salta aos olhos é um cenário paradoxal: de um lado enfermarias desativadas, espaços abandonados e de outro lado péssimas condições de trabalho e culpabilização dos trabalhadores do hospital, além da estrutura física e o persistente tratamento manicomial. Dois cenários que entrelaçam o fim e a resistência do manicômio”, ressalta o manifesto.  

Reunião Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública
Hoje, quarta- feira (16/07), às 18 horas, na sede do SindiPrev, Centro de Vitória.

Pauta:
Informes;
Ato Antimanicomial no dia 22 de julho;
Evento para discussão da Política de Drogas;
Privatização do São Lucas;
Repasse das Comissões 

Fonte: Adufes