Rio de Janeiro será a capital nacional da Educação Pública de 8 a 10 de agosto

Encontro Nacional de Educação já tem mais de 3,5 mil inscritos. Ato no centro do Rio marca abertura do evento. A expectativa é que 3,5 mil pessoas participem da atividade, que promoverá amplo debate sobre os rumos da educação no Brasil.

Entre os dias 8 (amanhã) e 10 de agosto (domingo), representantes de diversos movimentos sindicais, sociais e populares que atuam na defesa da educação pública estarão reunidos na cidade do Rio de Janeiro para discutir os rumos da educação brasileira, durante o Encontro Nacional de Educação (ENE).

A Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública, nas ruas do centro da capital fluminense, marcará a abertura do encontro. Na sexta-feira (8), os participantes do ENE se concentrarão na Candelária, a partir da das 16h30, e sairão em passeata até a Cinelândia. O ato tem por objetivo denunciar o descaso dos governos com a educação pública. 
No sábado e domingo, os participantes debaterão os eixos centrais do encontro para elaborar uma proposta de educação que faça contraponto ao atual modelo, marcado pela privatização das políticas educacionais, consolidado pelo Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pela presidente Dilma Rousseff em junho deste ano.  

Eixos centrais
O Encontro Nacional de Educação defende o Financiamento da Educação Pública; a Democratização da Educação; o Acesso e Permanência; o Passe livre e Transporte Público.

O Encontro Nacional de Educação é contra a Privatização e Mercantilização da Educação das creches à Pós-Graduação; a Precarização as Atividades dos Trabalhadores da Educação; e a Avaliação Meritocrática na Educação.

Etapas Preparatórias
Desde o início do ano, as entidades que promovem o ENE vêm realizando etapas regionais, estaduais ou municipais preparatórias, que tiveram como objetivo promover a discussão ampliada sobre a educação pública e os eixos propostos pelo Encontro, e sistematizar as questões locais para fomentar os debates durante o ENE.

Organização
O Encontro é organizado pelo Comitê Executivo Nacional da Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!, que reúne entidades como o ANDES-SN, a CSP-Conlutas, o Sinasefe, Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (Anel), a Oposição de Esquerda da União nacional dos Estudantes (UNE), a Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (EXNEEF), entre outras entidades e movimentos sociais.

Confira a programação do Encontro Nacional de Educação 
8/8 – sexta-feira – 16h30 – Ato de Abertura: Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública na Candelária – da Candelária à Cinelândia;
9/8 – sábado – 8h30 – Mesa Conjuntura, lutas sociais e educação;
14h – Grupos de Discussão (I – financiamento; II – democratização da educação; III – transporte, passe livre; IV – privatização, mercantilização; V – avaliação e meritocracia; VI – precarização das condições de trabalho; VII – acesso e permanência)
10/8 – domingo – 8h30 – Plenária Final

Local: Clube Municipal Tijuca – Rua Haddock Lobo, 359 – Rio de Janeiro

Confira o InformAndes Especial sobre o Encontro Nacional de Educação.

*Com edição da Adufes – Seção Sindical

Fonte: ANDES-SN