Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública completa dois anos de luta


Trabalhadores, movimentos sociais e populares continuam unidos na defesa do SUS e contra a privatização e a mercantilização da saúde pública.

O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública completa neste mês de setembro dois anos de criação. Em 11/09/2012, várias entidades sindicais e populares se uniram com um claro objetivo: lutar contra a privatização da saúde e defender o SUS integralmente público, estatal, gratuito, universal e de qualidade.

A reunião de lançamento ocorreu na sede da Adufes, num contexto de intensa mobilização da categoria docente que estava em greve nacional defendendo a reestruturação da carreira e a luta por melhores condições de trabalho e de ensino nas universidades públicas. Neste momento, a privatização da saúde batia às portas do hospital-escola da Ufes – HUCAM, que passaria a ser gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

A professora do Departamento de Serviço Social da Ufes, Ana Targina Rodrigues Ferraz, que representa a Adufes neste fórum, destaca a importância da criação da entidade frente ao intenso processo de privatização da saúde pública.

“A ação do Fórum nestes dois anos tem sido de justamente enfrentar e denunciar o desmonte do SUS” através de modelos de gestão envolvendo organizações, fundações estatais de direito privado. E em 11/09/2012 ocorreu a primeira reunião do grupo em que foi formulada a “Carta de Princípios” da entidade contendo suas bandeiras de lutas e forma de organização”. 

Relatório de Atividades. O fórum realizou seminários, atos públicos, oficinas, campanha, debates, manifestações e vem se articulando como instrumento da sociedade frente à terceirização e privatização da saúde. Neste sentido, suas ações visam envolver os trabalhadores e usuários da saúde quanto ao perigo de ter os hospitais geridos por organizações sociais, como é o caso do Hospital São Lucas.

Conquistas do Fórum. Para a professora Ana Targina, envolver os/as trabalhadores/as nessa luta é essencial, para que eles possam sentir/entender o quanto podem perder com o processo de entrega dos hospitais públicos (terceirização, privatização). “Estamos conseguindo fazer com que os/as trabalhadores/as sintam a necessidade de engajamento nesse processo”.

Outra frente de atuação é contra os manicômios. O Fórum vem lutando para a abertura de leitos psiquiátricos em hospitais gerais, pondo fim ao depósito de doentes com transtornos mentais, presentes na Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim e no Hospital Adauto Botelho, em Cariacica.

Constituem o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública a Associação dos Docentes das Ufes (Adufes), Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) e dos Enfermeiros, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, Associação Nacional de Nutrição, e os Conselhos Regionais de Serviço Social e de  Psicologia 16ª Região. Participam ainda da entidade os Centros Acadêmicos de Nutrição, Serviço Social, Psicologia e os Diretórios Acadêmicos dos cursos de Terapia Ocupacional, Farmácia e Letras. Também compõem o Fórum a Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição e de Serviço Social.

Fonte: Adufes