Prédio de Geologia no CCA é interditado

O prédio do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), situado no município de Alegre (sul), que abriga salas de aulas e laboratórios do curso de Geologia foi interditado devido às más condições da estrutura do edifício.  A construção tem pouco mais de cinco anos e desde sua ocupação já mostrava sinais de perigo.

As rachaduras nas paredes e tetos, sempre visíveis, eram motivos de preocupações entre estudantes e professores que utilizavam o espaço. Por dia, frequentavam o espaço 200 alunos. Há cerca de 20 dias, como já era previsto, todos tiveram que abandonar o local devido a riscos de desabamentos. Segundo informações, a reitoria emitiu ofício para a chefia do CCA para que desocupasse imediatamente a unidade, atendendo recomendação das Defesas Civil Municipal e Estadual. 

A Universidade informou que o Departamento de Planejamento de Obras e Manutenção da Prefeitura Universitária, ainda está realizando estudos que vão diagnosticar a real situação do prédio.  “Estamos aguardando estudos para decidirmos o que fazer daqui pra frente”, garantiu por telefone o diretor do CCA, prof. Julião Soares de Souza Lima. Os cerca de 200 estudantes e professores do curso de Geologia, segundo o diretor, estão tendo as aulas normalmente. 

As atividades, segundo Julião, estão sendo ministradas em salas no andar térreo do prédio da Administração, que foi inaugurado recentemente. As aulas práticas, no entanto, não estão sendo dadas por que os laboratórios ainda continuam instalados no prédio interditado. “Os professores programaram as aulas práticas para mais pra frente, portando não há prejuízo nenhum”, garantiu. 

De acordo com presidente da Adufes, Edson Cardoso, os problemas de infraestrutura do CCA são muitos. “A acessibilidade é precária, há problemas nas instalações elétricas e falta ventilação e ar condicionados nas salas de aula”, exemplifica. Outro problema apontado pelo presidente é a falta de uma prefeitura universitária na unidade que ficaria responsável pela manutenção e conservação das áreas físicas, além dos serviços de transportes, vigilância e limpeza.

Fonte: Adufes