Adufes participa de Seminário de Integração com novos professores na Ufes

Durante a apresentação, Edson Cardoso, presidente da Adufes, esclareceu sobre alguns pontos do assédio moral e destacou a importância do movimento sindical.

A palestra de boas-vindas aos docentes da Ufes ocorreu em uma das salas do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), campus de Goiabeiras/Vitória, na tarde de ontem (06). O presidente da Adufes lembrou aos novos/as professores/as que em maio de 2012, os/as professores/as das Instituições Federais de Ensino Superior entraram em greve por tempo indeterminado contra a desvalorização da carreira docente e as péssimas condições de trabalho das universidades públicas.

 “A participação dos/as novos docentes na luta em defesa da educação, valorização profissional e melhores condições de trabalho é fundamental. Precisamos unir forças frente aos constantes ataques a nossa carreira”, disse Edson.

Assédio moral. Não se pode mais ignorar a ocorrência de assédio moral nas diversas unidades da Ufes. A maioria dos/as assediados/as prefere, porém, não denunciar o assédio sofrido, seja pela dificuldade de provar, seja por temer represálias de quem assedia, normalmente ocupante de cargo de chefia.

Pela Resolução 60/92 do Conselho de Ensono, Pesquisa e Extensão (CEPE) o professor ficará obrigado ao mínimo de oito horas semanais de aulas a 16 horas para a atividade de ensino”, alertou Edson. Ele acrescenta ainda que nenhum professor/a é obrigado há dar 20 horas semanais, por exemplo, pois é ilegal e esses casos devem ser denunciados.

Cartilhas. O sindicato entregou a cada docente um kit contendo informativos e cartilhas sobre estágio probatório, assedio moral, Funpresp, além de outros materiais de interesses da categoria.  A cartilha do estágio probatório, por exemplo, é dedicada exclusivamente a novos docentes. Ela permite conhecer as atribuições, leis, direitos e benefícios durante o período de transição.

Novos/as professores/as. O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas informou que de 1° de dezembro/2013 a agosto de 2014, cerca de 50 docentes ingressaram na Ufes.

Fonte: Adufes