Docentes se reúnem em Brasília para discutir a estrutura organizativa do ANDES-SN

Desta sexta-feira, 31, a domingo, 2, docentes de todo o Brasil estão reunidos em Brasília (DF) debatendo a experiência organizativa do ANDES-SN, como Sindicato organizado pela base, frente Aaos desafios políticos atuais, no Seminário Nacional sobre a Estrutura Organizativa.

O encontro é uma deliberação do 33º Congresso do ANDES-SN, realizado em fevereiro deste ano em São Luís (MA), e deve servir como parte do processo de reflexão para instrumentalizar a entidade nacional na superação dos desafios colocados ao sindicalismo autônomo e democrático.  

De acordo com Amaury Fragoso de Medeiros, tesoureiro do Sindicato Nacional e da coordenação do Grupo de Trabalho em Política de Formação Sindical (GTPFS), a expectativa é que mais de 150 docentes participem do seminário.

Medeiros conta que o caderno de textos que servirá de subsídio para as discussões teve a contribuição de 13 textos de seções sindicais e sindicalizados, o que mostra uma boa participação da categoria. Segundo o diretor do ANDES-SN, os textos foram alocados em quatro eixos, que servirão de instrumentos para aprofundar o debate sobre a organização do Sindicato: Composição e forma de Composição da Diretoria, Multicampia, Formas de Precarização do Trabalho Docente e Reorganização do ANDES-SN e Política Sindical. Confira aqui o caderno de textos.

Como o seminário não tem caráter deliberativo, o tesoureiro do ANDES-SN explica que os resultados do encontro deverão servir de subsídios, para a coordenação do GTPFS, na elaboração de propostas a serem apresentadas no 34º Congresso Sindicato Nacional, que acontece entre os dias 23 e 28 de fevereiro de 2015, também na capital federal. “Este seminário deve contribuir muito para o debate sobre o enfrentamento dos novos desafios que se apresentam ao ANDES-SN e a toda a classe trabalhadora, diante da reconfiguração do mundo do trabalho”, ressaltou.

O Seminário Nacional sobre a Estrutura Organizativa do ANDES-SN começa na noite de sexta-feira (31), às 19h, com a palestrado presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo. No dia seguinte, serão realizadas as reuniões com grupos mistos e no domingo, as plenárias. 

Fonte: ANDES-SN