Juventude leva às ruas centenas contra o extermínio de negros no ES

Com faixas, cartazes e cruzes que levavam os nomes de diversos jovens negros assassinados, os/as estudantes da Rede Municipal de Ensino da Grande Vitória, Guarapari, Aracruz e representantes de diversos movimentos sociais e populares, marcharam nesta quinta-feira, Dia da Consciência Negra (20), nas ruas de Vitória. A concentração teve início às 8 horas e reuniu cerca de 500 pessoas.

IMG 4653O Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo/ Fejunes, promoveu na manhã de hoje, a VII Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, na Avenida Jerônimo Monteiro, em Vitória. A atividade que teve como tema Parem de nos Matar, denunciou a omissão do Estado frente ao extermínio da juventude negra, pobre e de periferia. Além disso, o ato dialogou com a sociedade sobre a importância de se cobrar medidas efetivas do Governo para superação desse fenômeno.

A marcha que saiu da Rua Barão de Monjardim, Centro de Vitória, fez duas grandes paradas: em frente ao Palácio Anchieta e ao Museu Capixaba do Negro, onde organizações dos movimentos sociais e jovens fizeram manifestações de repúdio a práticas racistas e de contra o extermínio de jovens negros ao microfone. Cruzes foram fincadas em memória as centenas de jovens assassinados no Espírito Santo este ano.

Para a professora da Rede de Ensino Fundamental da Serra, Eliete Brito, a marcha é uma das formas de se por em prática todas as atividades desenvolvidas no ambiente escolar.  “A formação não se da apenas na escola, mas é na prática, participando ativamente do processo, como o que está acontecendo hoje”, destacou Eliete.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Gilmar Ferreira de Oliveira, destaca que as políticas voltadas para os jovens não podem ter uma “lógica policialesca”. “Elas devem estar voltadas para a questão dos direitos humanos e da cidadania, da valorização da vida”, defendeu.

Mapa da violência. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, foram registrados 1.633 homicídios no Espírito Santo, desses 981 eram jovens. Levantamento do Núcleo de Estudos sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo apontam que 73% são negros/as.

Marcha. A Marcha é realizada desde 2008 e faz parte da Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, que desenvolve diversas ações com intuito de mobilizar jovens para o enfrentamento da violência e do racismo.

Veja aqui as fotos da VII Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra.

Fonte: Adufes