Fique Por Dentro destaca: Ufes é afetada pelo corte do Governo

Os/as filiados/as da Adufes já começaram a receber em suas residências a edição do jornal Fique Por Dentro de fevereiro.

A entrega do informativo começou nessa quarta-feira (11), portanto, acompanhe as notícias do sindicato. A matéria de capa mostra que a Ufes, como diversas outras universidades federais, já sofre com os cortes orçamentários da União.  Os prejuízos já podem ser sentidos, sobretudo na compra de materiais,  passagens, diárias e na ajuda de custo aos alunos.

Na pág 02 “Adufes é o seu espaço de resistência e Luta” chama atenção para importância da sindicalização e dos/as professores/as se envolverem nas lutas em defesa da carreira, por melhores condições de trabalho e pela valorização profissional. O texto destaca que diante das medidas de retração da economia e dos ataques aos direitos dos/das trabalhadores/as a saída está na organização e na unidade da luta.

Ainda na pág. 02 “MPT recomenda bloqueio de contas de prestadora de serviços do Hucam” mostra a situação de penúria dos/das trabalhadores/as terceirizados da Ufes.

Já as matérias da pág. 03 trazem alguns alertas à saúde. Uma das ameaças é a Medida Provisória (MP) 656/14, que autoriza a entrada de capital estrangeiro na oferta de serviços à saúde. Outra iniciativa que temos que ficar de olho é a PEC 358/14 que diminui o montante de recursos para o setor.

Dia Internacional de luta da Mulher. “Mulheres capixabas organizam atividades de luta e formação em torno do Dia Internacional da Mulher” é destaque da pág 04 do Fique Por Dentro deste mês. As atividades estão sendo organizadas pelo Fórum de Mulheres do ES e conta com apoio de entidades e movimentos sociais. Em 08/03, domingo, haverá um festival desenvolvido totalmente por mulheres debaixo da Ponte da Passagem, próximo a Ufes/Vitória, onde já foram registrados vários estupros e assédios sexuais. O evento será das 15 às 20 horas.

No dia 09/03, segunda-feira, as mulheres de diversos movimentos sociais realizam uma marcha contra a violência e por um projeto popular para o Brasil que supere as desigualdades de gênero e todo tipo de opressão que as mulheres estão submetidas. O local e o horário do ato ainda estão sendo definidos pelas mulheres.

Leia ainda no Fique Por Dentro: Discurso de austeridade e ajuste é mentira; Ato Nacional contra a Ebserh será em março; Opções de Lazer para feriados de 2015.

Leia aqui o Fique por Dentro em PDF.