Espaço Unidade de Ação reafirma “os trabalhadores não pagarão a conta da crise”

Mais de 70 representantes de 40 entidades sindicais, movimentos sociais e populares de 15 diferentes estados se reuniram em Brasília (DF) nesta sexta-feira (30), no primeiro encontro do Espaço Unidade de Ação de 2015, para debater a conjuntura e traçar os eixos de enfrentamento unificado da classe trabalhadora e da juventude para este ano. 

As recentes medidas provisórias editadas pelo governo federal MP664 e MP665, que retiram direitos históricos dos trabalhadores, foram duramente criticadas pelos participantes, assim como a política de ajuste fiscal anunciada pelo do governo Dilma. A criminalização dos movimentos e dos lutadores também foi destaque nas falas, com a denúncia perseguição e prisão de militantes em diversos estados.

A crise hídrica e elétrica e o impacto nos empregos, principalmente na região Sudeste, foram apontados por representantes de diversas categorias, que ressaltaram a necessidade de intensificar a mobilização e conscientização da população. A necessidade de ampliação da luta em defesa do transporte público de qualidade e pelo passe livre nacional também foi destacada, assim como o combate à homofobia, machismo e racismo.

“Não há nada de bom para os trabalhadores nesse ano. Não temos nada de positivo a esperar, a não ser pagar a conta da crise. Os métodos do governo e do patronato se mantêm e intensificam, com a repressão direta, demissões e tentativa de cooptação. Na história recente, tivemos ataques como o Acordo Coletivo Especial [ACE], proposto pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o PL 4330 das terceirizações e outras medidas que estão sendo retomadas”, observou Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, em sua intervenção, lembrando que o Espaço Unidade de Ação, já no seu início, denunciou e lutou contra o ACE, conseguindo conter a proposta.

Em sua fala, o presidente do ANDES-SN, ressaltou ainda que os cortes anunciados pelo governo já repercutiram nas Instituições Federais de Ensino e impactam principalmente nos contratos terceirizados e nas bolsas estudantis. Rizzo alertou que a composição do quadro ministerial, apresentada para o segundo mandato do governo Dilma, apenas reflete o direcionamento das políticas federais, em favor do capital e contra os interesses da classe trabalhadora.

Para o presidente do Sindicato Nacional, a primeira reunião do Espaço de Unidade de Ação em 2015 foi muito positiva, pois reuniu representantes de diferentes setores da classe trabalhadora e dos movimentos populares e apontou a unificação em torno de um eixo central. 

“A expectativa do ANDES-SN é que consigamos fortalecer a luta, com questões centrais que unificam a classe trabalhadora na defesa dos empregos e dos direitos, no combate aos ataques, reivindicando a revogação dessas MPs, buscando construir um caminho que seja realmente independente e que não abra mão das reivindicações da classe trabalhadora e da juventude”, comentou Rizzo.

Ao final do encontro, foram aprovadas por aclamação as diretrizes que nortearão uma declaração política da reunião, com um chamado à unidade ampla para a luta, sob o eixo “os trabalhadores não aceitam pagar a conta da crise”. O documento deverá ser divulgado no início da próxima semana.

Entre as iniciativas definidas estão a realização de reuniões nos estados, destacando os eixos gerais de luta, e também incorporando as pautas locais; a edição de um jornal nacional do Espaço de Unidade de Ação, para fomentar os debates na base, com conteúdo de agitação política e  formação. Foi sinalizada a realização de uma nova reunião, com data ainda a ser definida. Orientou-se ainda as entidades que compõe o Espaço de Unidade de Ação a apoiar com todas as forças as agendas de mobilização das lutas já em curso como a Campanha Unificada dos Servidores Públicos Federais, o movimento de luta no campo, as manifestações em defesa do transporte público, pela revogação do reajuste das tarifas e pelo passe livre.

Reunião Ampliada dos SPF
Nos dias 31 de janeiro (sábado) e 1° de fevereiro (domingo) será realizada a Reunião Ampliada dos Servidores Públicos Federais (SPF). O encontro definirá os eixos da Campanha Salarial Unificada para 2015, as pautas das lutas gerais do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais e a agenda de mobilização para este ano. Saiba mais.


Fonte: ANDES-SN