Mulheres fazem marcha pelo fim da violência em Vitória

A caminhada terminou no Palácio Anchieta onde as mulheres entregaram carta de reivindicações ao governo. Uma audiência está agendada para a próxima quinta-feira, 12.

O mês de luta das mulheres está sendo marcado por uma série de atividades. Cerca de 500 mulheres de vários movimentos sociais, sindicatos e organizações estudantis, realizaram uma marcha com o lema “Os direitos das Mulheres não se negociam, nenhum passo atrás!”. A atividade ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 09, com concentração na Praça Costa Pereira, centro de Vitória, onde ocorreu debate sobre Feminicídio (homicídio de mulheres em decorrência de conflitos de gênero). A aula pública foi ministrada pelas professoras Ana Lúcia Rocha e Gilsa Helena Barcelos.

Em seguida, as mulheres caminharam até o palácio do governo.  Durante o percurso, foram distribuídos panfletos e jornais apresentando os principais problemas que atingem as mulheres. Com faixas e cartazes, elas dialogaram com a população e cobraram do governo a responsabilidade por liderar o ranking nacional de assassinatos de mulheres.

“Em dois meses, cerca de 30 mulheres foram assassinadas no Espírito Santo. Por causa de dados como esse é que estamos nas ruas protestando contra toda forma de violência e opressão praticadas cotidianamente”, disse a integrante do Fórum de Mulheres do ES, Suellen Suzano. Para ela, não há o que comemorar neste mês de março, como sugere os meios de comunicação.

Ato no Palácio Anchieta cobra medidas efetivas do governo. As mulheres encerraram a marcha com a entrega de uma carta de reivindicações ao governo do estado. A diretora da Adufes e integrante do Fórum de Mulheres do Espírito Santo, Renata Couto Moreira, destaca que o movimento de mulheres quer que o atual governo assuma o compromisso de investir em políticas públicas de combate à violência contra a mulher. “Os últimos governos não priorizaram as pautas das mulheres”. Por isso, o movimento apresentou suas reivindicações e cobrou uma postura mais efetiva do novo governo”, ressaltou.  

Veja as fotos da Marcha das Mulheres.

Fonte: Adufes