Pró-reitor fala sobre corte de verbas em Assembleia Geral da Adufes

Campanha salarial 2015, controle de frequência para docente, problemas de infraestrutura, são alguns pontos em discussão na plenária desta quarta-feira, às 10 horas, na sede da Adufes.

A diretoria da Adufes convidou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento institucional (Proplan) da Ufes, Anilton Salles Garcia, para prestar esclarecimentos aos docentes sobre o corte de verbas na universidade por conta de uma ordem de contingenciamento do governo federal. A expectativa é que o pró-reitor forneça informações claras sobre os setores e serviços que estão sendo afetados, qual o tamanho e os critérios utilizados para os cortes, entre outros questionamentos a ser feitos pela categoria docente.  

Na quinta-feira passada, professores, estudantes e técnico-administrativos realizaram um ato no prédio da reitoria. A comunidade acadêmica criticou o recente corte de mais de 30% do orçamento do Ministério da Educação (MEC), equivalente a R$ 7 bilhões (do total de R$ 22,7 bilhões/ano para todos os ministérios) e que já está causando prejuízos no funcionamento administrativo e acadêmico das instituições públicas de ensino.

Diante do ajuste, a Ufes criou grupo de trabalho para analisar todos contratos da universidade, tendo inclusive encaminhado circular (002/2015)  às unidades acadêmicas e administrativas dando orientações sobre a necessidade de reduzir em 25% o valor dos contratos de serviços.

De acordo com o presidente da Adufes, Edson Cardoso, a primeira medida da “Pátria Educadora” do governo Dilma Rousseff representa o aprofundamento do sucateamento das universidades federais.  “Desde o Reuni temos assistido redução de verbas para o ensino”, diz, lembrando que o corte de 1/3 (um terço) das verbas das universidades para este ano de 2015 foi imposto por meio do Decreto presidencial 8.389/2015.

Pauta da Assembleia Geral. Após a explanação do pró-reitor e dados informes gerais, a categoria irá discutir  Campanha Salarial Unificada 2015 com os Servidores Públicos Federais (SPFs); atualização da pauta local de reivindicações (controle de frequência para docente e problemas de infraestrutura na Ufes, entre outros itens); e a realização do Conad Extraordinário em Brasília.

No eixo da campanha salarial proposta pelo Andes (Sindicato Nacional) está a reestruturação da carreira, recuperação das perdas salariais e correções das distorções na atual tabela de progressão funcional. Outros pontos importantes tratam da precarização do trabalho, a terceirização nas instituições de ensino superior, o combate à EBSERH nos hospitais universitários e ao FUNPRESP, o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais.

Conad Extraordinário – O ANDES-SN promove nos dias 2 e 3 de maio, em Brasília, o 7º CONAD Extraordinário, para discutir as contribuições do Sindicato Nacional ao 2º Congresso da CSP – Conlutas, que ocorrerá de 4 a 7 de junho, em Sumaré. A Adufes terá direito a eleição de um delegado, que deverá ser escolhido na assembleia geral da categoria. O CONAD Extraordinário foi aprovado no último Congresso do ANDES-SN (23 a 28/02), com o tema “Contribuições do ANDES-SN para o 2º Congresso da CSP – Conlutas”. 

Fonte: Adufes