Mulheres realizam atividades de luta em torno do Dia Internacional

Neste domingo (08/03), será realizado o festival Lugar de Mulher é onde ela quiser, a partir das 15 horas, debaixo da Ponte da Passagem/Vitória. Na segunda-feira (09), haverá uma marcha contra a violência e opressão feminina, na Praça Costa Pereira, também na capital. A concentração será às 13 horas.

O 8 de março é marcado anualmente pela participação de mulheres de diversos movimentos sociais do campo e da cidade, que lembrará a população capixaba, mais uma vez, as desigualdades, a violência e todas as violações de direitos sofridas pelas mulheres.

O tema escolhido para este ano Os direitos das mulheres não se negociam, nem um passo atrás!, chama atenção para projetos como a PL 478/2007 – Estatuto do Nascituro, que representa um retrocesso na legislação brasileira, visto que a interrupção da gravidez no caso de estupro ou de risco à saúde da mulher é um direito garantido desde 1940.

Festival destaca Lugar de mulher é onde ela quiser. Um festival desenvolvido totalmente por mulheres deve marcar o Dia Internacional de luta, em 8 de março (domingo). A atividade será realizada em Vitória, mais precisamente debaixo da Ponte da Passagem, onde já foram registrados vários estupros e assédios sexuais. O evento será de 15 horas.

No local, o público poderá participar de debates, oficinas, apresentações culturais e exposições. Haverá também uma feira de comercialização de produtos artesanais. As atividades ocorrerão de forma paralela. “Com o ato, nós mulheres mostraremos que o nosso lugar é na rua, é na luta, na música, enfim, onde quisermos”, ressalta o Fórum de Mulheres do ES.  A entrada é franca.

Ato Político. No dia 09 de março (segunda-feira), as mulheres de diversos movimentos sociais realizam uma marcha contra a violência e por um projeto popular para o Brasil que supere as desigualdades de gênero e todo tipo de opressão a que as mulheres estão submetidas.

Com faixas e cartazes nas mãos, elas vão cobrar do governo capixaba a responsabilidade do Estado em continuar liderando o ranking nacional de assassinatos de mulheres. A concentração será na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, a partir das 13 horas.

Feminicídio. Uma aula pública sobre o feminicídio, que é o homicídio de mulheres em decorrência de conflitos de gênero, antecederá a marcha. A atividade também será na Praça Costa Pereira, às 13h30 horas. A professora do Departamento de Serviço Social da Ufes, Gilsa Helena Barcelos e a historiadora Ana Lúcia Rocha (Amucabule) ministrarão a aula pública. 

Assassinatos de mulheres no ES. De acordo com o Mapa da Violência 2012 – Homicídio de Mulheres no Brasil -, o Espírito Santo é o Estado onde mais se registra assassinatos de mulheres em todo país. A taxa é de 9,6 homicídios para 100 mil mulheres.

Fonte: Adufes