Dia 07: Vitória vai parar em defesa da saúde pública

Com faixas e cartazes nas mãos, os/as representantes do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública irão denunciar a mercantilização da saúde no estado. A atividade será em Vitória.

No dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril (terça-feira), o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, que agrega várias entidades classistas e movimentos sociais, irá realizar um ato político no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, contra a privatização da saúde pública. A concentração será na escadaria do palácio às 17 horas. 

A data que é marcada anualmente pela participação de diversos movimentos sociais, lembrará neste ano a população capixaba, mais uma vez, a pauta pela ampliação da cobertura da Estratégia em Saúde da Família, pela ampliação da Rede e Serviços em Saúde Mental e pela valorização dos servidores da saúde.

Para a professora do Departamento de Serviço Social da Ufes e integrante do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, Ana Targina Rodrigues Ferraz, a mobilização por melhores condições de saúde e trabalho tem que ser uma luta organizada. “Temos que unificar os segmentos das classes trabalhadoras articulando com os conselhos, movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos para que se possa avançar na radicalização da democracia social, econômica e política”, defende.

De acordo com ela, o Fórum se opõe à tendência da prestação de assistência à saúde como fonte de lucro, pondo em cheque os “novos modelos de gestão” – OSs, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Fundações Estatais de Direito Privado, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – que promove a entrega de patrimônio, bens, serviços, servidores e recursos públicos para entidades privadas.

Serviço

Ato Público Contra a Privatização da Saúde Pública

Data: 07/04 – terça-feira

Horário: a partir das 17 horas

Local: em frente ao Palácio Anchieta

 

Fonte: Adufes