No segundo dia da Jornada de Lutas, servidores conseguem reunião com Mpog

 Após ato no MTE e no Mpog, Fórum dos SPF foi recebido por Sérgio Mendonça, que garantiu antecipar abertura de negociações

No segundo dia da Jornada de Lutas dos Servidores Públicos Federais (8), os servidores se reuniram na Esplanada e partiram em caminhada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), onde realizaram ato em defesa da liberdade sindical e do ANDES-SN. Representantes de várias entidades nacionais e diversas seções sindicais fizeram uso da palavra para reafirmar a legitimidade do Sindicato Nacional, enquanto representante dos docentes federais.

De lá, os manifestantes se dirigiram ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) para cobrar a abertura imediata de negociações com o Fórum das Entidades Nacionais dos SPF, que organiza a Jornada, em torno da pauta unificada já protocolada, em fevereiro, junto ao Executivo Federal.

Ao final da manhã, um grupo de representantes do Fórum foi recebido pelo Secretário de Relações do Trabalho do Mpog, Sergio Mendonça, que se comprometeu em tentar uma agenda para reunião ainda no mês de abril.

“O governo argumentou, na reunião que tivemos no dia 20 de março com o ministro Nelson Barbosa, que só poderia começar a negociar em maio. Hoje, na reunião com o Sérgio Mendonça reforçamos a necessidade de anteciparmos as reuniões ainda para abril, para dialogarmos sobre a pauta que protocolamos, sob o argumento de que não há possibilidade do governo planejar a negociação, sem antes conversar com o Fórum dos Servidores, estabelecer uma agenda temática e organizar o processo negocial”, explica Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN. Segundo Rizzo, houve concordância por parte da Secretaria de Relações do Trabalho do Mpog, que reconheceu a pauta unificada apresentada pelo conjunto das entidades que compõem o Fórum.

Na avaliação do presidente do ANDES-SN, a reunião foi positiva, pois apontou a importância da mobilização e da Jornada Nacional de Lutas, protagonizada nesta semana pelos servidores. “A antecipação das discussões é fruto da nossa pressão. No entanto, precisa ficar claro que isso será somente uma primeira reunião com o governo, e que, para que essas reuniões, de fato, virem negociação, vamos precisar de muita mobilização. Mesmo porque a prioridade do governo continua sendo o ajuste fiscal, o que implica na retirada de direitos dos trabalhadores”, ressalta Rizzo. 

 Na parte da tarde, os servidores fizeram vigília em frente ao Anexo Dois da Câmara Federal, em protesto contra a votação do PL 4330/04, que regulamenta a terceirização nos setores público e privado

Nos estados
A Jornada de Lutas dos SPF também continua nos estados com paralisações, debates, atos e panfletagens, com ampla participação das seções sindicais do ANDES-SN.

Agenda para o dia 9
9h – Concentração na tenda, saída em passeata para frente do Palácio do Planalto;
14h – Reunião ampliada na tenda para avaliação da jornada e encaminhamentos para o próximo período.

Leia também: Primeiro dia da Jornada dos SPF é marcado por violência policial em Brasília

*Com foto da Asfoc


Fonte: ANDES-S