Hospital Veterinário no CCA fechado por tempo indeterminado

A interrupção no atendimento e também nas aulas práticas dos/as alunos/as, no Hospital Veterinário (HOVET), que é ligado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) começou no início do mês. De acordo com a coordenadora do hospital, a professora Camila Barbosa, há muitos problemas na unidade. “Existem dificuldades no fornecimento de água potável e no abastecimento de energia elétrica. Além disso, vários equipamentos quebrados e sem manutenção, que comprometem o andamento de atividades”, diz.

O HOVET é o único hospital de instituição pública do Estado, funcionando como o principal laboratório de formação profissional dos discentes do curso de medicina veterinária e de pós-graduação em Ciências Veterinárias, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A professora do espaço destaca que, com o fechamento do hospital mais de 250 animais deixarão de ser atendidos neste mês. Ela lembra ainda que alunos dos 3º períodos em diante também serão prejudicados com a interrupção das aulas práticas.  

Corte de verbas.As universidades federais começaram o ano com um corte de mais de 30% no orçamento, está faltando dinheiro para pagar serviços terceirizados, para compra de materiais de consumo e concerto de equipamentos. Mas, os problemas no Hospital Veterinário são antigos, os cortes só agravaram as limitações que eram antigas”, destaca Camila. A coordenadora acrescenta que enquanto não houver condições mínimas de infraestrutura, as atividades de ensino, pesquisa e extensão não irão funcionar.  

Estudantes em risco. O CCA possui áreas experimentais no distrito de Rive e nos municípios de São José do Calçado e Jerônimo Monteiro. Os/as estudantes sofrem com a falta de transporte universitário. “Temos que pegar caronas com desconhecidos, correndo o risco de assaltos e estupros. Os horários do transporte municipal não coincidem com os horários das aulas, ou pegamos caronas, ou chegamos atrasados/as nas aulas. O Hospital Veterinário fica muito distante, cerca de 8 km do centro”, explica Izabela Cosmo, representante do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária.

Manifestação. Ontem (quinta-feira), os universitários fizeram manifestação na sede do CCA, em Alegre, mas prometem realizar outros protestos nas mediações do Hospital Veterinário, inclusive, na próxima semana querem fechar a Rodovia ES 482, caso as reivindicações da comunidade acadêmica não sejam atendidas.

Fonte: Adufes