15 de abril (quarta-feira), é Dia Nacional de Paralisações contra o PL 4330 e as MPs 664 e 665

Os trabalhadores brasileiros estão organizando sua resistência aos projetos de terceirização e de retirada dos direitos trabalhistas. No dia 15 de abril será realizado o Dia Nacional de Paralisações contra o Projeto de Lei (PL) 4330, que possibilita a terceirização de atividades-fim, e contra as Medidas Provisórias (MP) 664 e 665, que retiram direitos do seguro-desemprego e da pensão por morte.

O Dia Nacional de atos, manifestações e Paralisações foi convocado na última quinta (9) na reunião ampliada do Fórum das entidades dos SPF, finalizando a Jornada Nacional de lutas ocorrida em Brasília. No mesmo dia, cinco centrais sindicais, entre elas a CSP-Conlutas decidiram realizar, também no dia 15 de abril, um dia de paralisação contra os três projetos que retiram direitos dos trabalhadores. As MPs 664 e 665 ainda não foram apreciadas pelo Congresso. Já o PL 4330 foi aprovado na Câmara na última quarta-feira (8), mas ainda é necessária a aprovação no Senado e, posteriormente, da presidente Dilma Rousseff.

O ANDES-SN, por meio da circular 81/2015, orienta suas seções sindicais a realizarem esforços para se incorporarem neste dia de paralisação, a partir dos seus fóruns de decisão.  A gravidade da conjuntura, com essas propostas que significam uma verdadeira reforma trabalhista, que passa por cima da Constituição e retira ainda mais direitos dos trabalhadores, é apontada na circular como fundamental para a consolidação da unidade entre os trabalhadores na luta cotidiana.

Amauri Fragoso de Medeiros, tesoureiro e encarregado de relações sindicais do ANDES-SN, afirma que os trabalhadores têm que dar uma resposta aos ataques que estão sofrendo com os projetos vindos do Congresso e do Palácio do Planalto. “A conjuntura está muito difícil. O PL 4330 vai mexer com os direitos de todos os trabalhadores, é quase uma “escravidão” moderna para a classe trabalhadora”, ressalta o docente.

Divulgado Boletim do Fórum dos SPF

Nessa sexta-feira (10) foi divulgado o Boletim do Fórum dos SPF. O boletim é resultado das discussões dos servidores durante sua Jornada de Lutas, que ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de abril. O boletim pode ser acessado clicando no link abaixo. 

Fonte: ANDES-SN