Fórum das ADS indica deflagração de greve nas universidades baianas

O Fórum das Associações  Docentes (ADs), que reúne representantes das Seções  Sindicais do ANDES-SN nas quatro universidades baianas,  decidiu em reunião ordinária realizada na segunda-feira  (27), em Vitória da Conquista, por indicar a deflagração de greve por tempo indeterminado nas Universidades Estaduais da Bahia  (Ueba). As assembleias para discussão da greve acontecerão  no dia 7 de maio nas universidades estaduais da Bahia  (Uneb), Feira de Santana (Uefs), Sudoeste da Bahia (Uesb) e  de Santa Cruz (Uesc).

Na pauta da reunião, os docentes avaliaram o resultado da reunião  com representantes do governador Rui Costa (PT), realizada  na última sexta-feira (24), junto com os estudantes. Para  Elson Moura, coordenador  do Fórum das ADs, as propostas apresentadas pelo governo,  além de não atenderem a pauta central do aumento  orçamentário para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de  Impostos (RLI), também não atendem as outras  reivindicações da categoria e da comunidade acadêmica,  como a revogação da Lei 7176/97, que fere a autonomia  universitária, e aumento de incentivos à carreira docente.

Para os estudantes, que lutam por 1% da RLI para  permanência estudantil, o governo disse que buscaria no Fundo de Combate à Pobreza a verba para resolver os  problemas urgentes deste ano e que começaria a construir um  plano contínuo de permanência estudantil para os próximos  anos.  “Após quatro meses que  protocolamos a nossa pauta e depois da nossa manifestação  em frente à SEC [Secretaria Estadual da Educação] no dia 8 de abril o governo nos recebeu mas não atendeu nossas reivindicações. Alguns itens da nossa pauta  acabaram retroagindo, com o governo tentando atrasar a  negociação solicitando a nós propostas de substitutivos  da Lei 7176 e não existe essa alternativa, mas sim a  revogação da lei”, disse.

Outra questão, de acordo com o coordenador do Fórum, foi em  relação ao pagamento de promoções na carreira com vagas  e progressões. Os representantes propuseram verbalmente a  suplementação de R$ 6,679 milhões para a verba de  pessoal. Contudo, o montante não atenderia a todos os  processos. “A promoção na carreira é um direito do  professor e já deveria está em mesa de negociação. O  governo apresentou uma lista defasada com o nome dos  professores para a promoção. Eles colocaram apenas os  casos que estavam na SEC”, criticou Moura.

Ele ressaltou ainda o fato do  governo não ter apresentando um plano para a realização  de concursos públicos para a categoria, porque o tema  atinge a questão orçamentária. “Nós temos  defasagem de professores em muitos cursos, como o de  psicologia da Uefs em que falta 14 docentes”.   De acordo com o docente, o  governo ainda não entregou as propostas, feitas na  reunião, por escrito. “O Fórum avaliou que, diante da conjuntura, precisamos da o passo seguinte que é a deflagração da  greve, por tempo indeterminado. Estamos convencido que será  um período muito duro, pois estamos disputando o nosso projeto de universidade contra  o projeto político do governo. É a defesa pela universidade  pública”, defendeu.  

*Com informações da  Aduneb – SSind e da Adusb SSind.

Leia Mais:

Docentes das estaduais  baianas em estado de greve conquistam reunião com governo

Estaduais baianas realizaram  paralisação e protestos no dia 8
 


Fonte: ANDES-SN