Reuniões Setoriais: ajuste fiscal do governo ameaça universidades federais

Teve início na tarde de hoje (quarta-feira), as Reuniões Setoriais promovidas pela Adufes e Conselho de Representantes. O objetivo da atividade é discutir com a categoria a Campanha Salarial 2015/16, os reflexos dos cortes orçamentários nos centros da Ufes e o indicativo de grave. Confira abaixo o calendário de reuniões nos centros.

A necessidade de mobilizar a base da categoria ocorre no momento dos primeiros meses do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, que prometeu fazer da educação a prioridade do seu novo governo, mas, ao mesmo tempo, obrigou ao país um ajuste fiscal que resultou, entre outras coisas, no corte orçamentário do Ministério da Educação (MEC) e na retirada de direitos dos/as trabalhadores/as.

Crise nas universidades federais. As universidades públicas federais terminaram 2014 com graves problemas de financiamento, anunciando contingenciamento que viria este ano.

O não pagamento das empresas terceirizadas ameaça serviços essenciais ao funcionamento dos campi, como segurança, limpeza, transporte e alimentação. As universidades não estão conseguindo pagar as empresas terceirizadas, o que nos coloca frente a uma possibilidade real de paralisação de algumas atividades.

Defasagem nos salários, agravada pela volta da inflação. Com os cortes orçamentários, não há perspectivas de reajuste salarial feita por parte do governo. Até mesmo para termos alguma ganho em 2016, a previsão tem que entrar no projeto de Lei Orçamentária até agosto deste ano. É preciso que haja muita mobilização porque senão não haverá negociação!

Professor/a, participe das Reuniões Setoriais do seu Centro e fortalece as ações da categoria!

 

Calendário de Reuniões Setoriais da Adufes (PDF)

– Centro de Ciências da Saúde (CCS)
07/05 (quinta-feira): às 11h, no prédio do Elefante Branco

– Centro de Educação (CE)
07/05 (quinta-feira): às 16h, na sala 04

– Centro de Artes (CAr)
07/05 (quinta-feira): às 14h30, no Auditório do Cemuni IV

– Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)
08/05 (sexta-feira): às 14 horas, no ED 7 – sala 713

– Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)
11/05 (segunda-feira): às 16 horas, no Anfiteatro

– Centro de Ciências Exatas (CCE)
12/05 (terça-feira): às 14h30, no auditório do CCE

– Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
13/05 (quarta-feira): às 14 horas, Prédio Novo

– Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes)
13/05 (quarta-feira): às 14 horas, no auditório do Ceunes

Fonte: Adufes