Sintufes aprova indicativo de greve da Fasubra

Assembleia no dia 26 vai discutir encaminhamentos da plenária da Fasubra (dias 23 e 24) e pode aprovar deflagração do movimento paredista a partir da quinta-feira, 28

Os trabalhadores técnico-administrativos em Educação na Ufes aprovaram, por imensa maioria, o indicativo de greve da Fasubra com previsão de iniciar um grande movimento paredista da educação federal a partir do dia 28 de maio (quinta-feira). A deflagração da greve deve ser decidida em assembleia geral, no dia 26, às 10 horas, na sede do Sintufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Nesta quarta-feira, 20, a assembleia geral no Hucam, pela manhã (imagem abaixo), na subseção sindical do Sintufes, e em Goiabeiras, à tarde (imagem acima), no Centro de Educação Física e Desportos, votaram pela aprovação do indicativo. A decisão já havia sido tomada nos dias 13 e 14, em Alegre e em São Mateus, respectivamente.

A luta pela reposição salarial (índice de 27,3% no piso da tabela, considerando as perdas de janeiro de 2011 a julho de 2016 – campanha salarial de 2015) e o descontentamento geral da classe trabalhadora com a política de arrocho fiscal, alta de juros e da inflação, além da retirada de direitos trabalhistas pelo governo Dilma vão dar o tom da greve da categoria neste ano.

A pauta é a muito parecida com a da greve de 2014, reivindicando aprimoramento da carreira, revogação da lei da EB$ERH etc. Porém, o cenário econômico é bem diferente o que aumenta a necessidade de que a greve seja grande e forte para enfrentar a atual conjuntura.

Plenária da Fasubra. Após a plenária da Fasubra, que será realizada nos dias 23 e 24, em Brasília, a categoria deve deflagrar a greve na assembleia do dia 26 com início do movimento paredista no dia 28, conforme decisão do XXII Confasubra.

Isso vai depender dos encaminhamentos da plenária da Fasubra, pois o objetivo da Federação, quando aprovou o indicativo no Congresso, foi de construir uma greve da educação federal.

“O Andes-SN já tem indicativo para o dia 28. O Sinasefe ainda discute fazer a greve. Por isso, vamos levar a aprovação do indicativo de greve para a plenária, que vai avaliar e decidir os rumos do nosso movimento paredista a partir dos encaminhamentos dos demais sindicatos da base da federação”, explica o coordenador do Sintufes, Wellington Pereira.

Ele vai representar a diretoria do Sintufes na plenária. Os trabalhadores da Ufes serão representados pela chapa Vamos à Luta e Base, que foi eleita na assembleia no Hucam.

Além de Pereira, compõem a chapa: Dinamara Santos, Marco Sampaio, David Oliveira (Vamos à Luta) e Thiago Marques (Base).

Em breve mais informações sobre as discussões pontuais das assembleias, bem como a íntegra da pauta de reivindicações da greve da categoria.

Fonte: Sintufes